Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23893
Título: | Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: contribuições do ensino de ciências pautado na Base Nacional Comum Curricular |
Título(s) alternativo(s): | Education for the Goals of Sustainable Development: contributions of science education guided by the National Curricular Common Base |
Autor(es): | Ramos, Cheperson |
Orientador(es): | Frasson, Antonio Carlos |
Palavras-chave: | Desenvolvimento sustentável Ciência - Estudo e ensino Complexidade (Filosofia) Base Nacional Comum Curricular Sustainable development Science - Study and teaching Complexity (Philosophy) |
Data do documento: | 10-Dez-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | RAMOS, Cheperson. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: contribuições do ensino de ciências pautado na Base Nacional Comum Curricular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. |
Resumo: | O objetivo da vigente produção é propor uma discussão sobre a Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no Ensino de Ciências, tendo como referencial a Teoria da Complexidade, nos anos finais do fundamental, trazendo como parâmetro a Base Nacional Comum Curricular. Para que o objetivo seja ascendido foi realizado um estudo qualitativo de natureza bibliográfica e documental. No desfecho elaborou-se um “e-book” fundamentado na Teoria da Complexidade de Morin a Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (EODS) nos currículos de Ciências Naturais (CN) guiado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse material será destinado para educadores de ciências dos anos finais do ensino fundamental. Uma das considerações é que o ensino de ciências pode contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a BNCC concede legalidade para a aplicação da EODS em sala de aula. |
Abstract: | The objective of the current production is to propose a discussion about Education for the Sustainable Development Objectives in Science Teaching, having as reference the Complexity Theory, in the final years of the fundamental, bringing as a parameter the National Curricular Common Base. In order to achieve this objective, a qualitative bibliographic and documentary study was carried out. In the end, an e-book was developed that proposes within the Morin Complexity Theory the Education for the Sustainable Development Objectives (ESDO) in the curricula of Natural Sciences (NC) guided by the National Curricular Common Base (NCCB). This material will be intended for science educators in the final years of elementary school. One of the considerations is that science education can contribute to the Sustainable Development Goals and the NCCB grants legality for the application of ESDO in the classroom. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: práticas no ensino de ciências para a segunda fase do ensino fundamental |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23893 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_COLIC_2018_2_04.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PG_COLIC_2018_2_04_produto.pdf | 566,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.