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Título: Reverberações: a sociabilidade do rádio em época de whatsapp
Título(s) alternativo(s): Reverberations: the sociability of radio in the time of whatsapp
Autor(es): Brito, Maira Rossin Gioia de
Orientador(es): Lemos, Anuschka Reichmann
Palavras-chave: WhatsApp (Aplicativo de mensagens)
Mensagens eletrônicas
Avaliação do comportamento
Radiouvintes
Mídia digital
Comunicação de massa e tecnologia
WhatsApp (Application software)
Electronic mail messages
Behavioral assessment
Radio audiences
Digital media
Mass media and technology
Data do documento: 25-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BRITO, Maira Rossin Gioia de. Reverberações: a sociabilidade do rádio em época de whatsapp. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Este trabalho investiga como se desenvolve a sociabilidade do rádio quando a audiência faz uso de recursos tecnológicos como o aplicativo de mensagens WhatsApp. Com a utilização do método de estudo de caso de natureza exploratória, a análise tem como objeto de estudo mensagens recebidas pela CBN Curitiba durante greve dos caminhoneiros em 2018 e no início da pandemia da COVID-19 em 2020. A pesquisa tem como objetivo analisar os aspectos intrínsecos no conteúdo gerado e que envolvem modalidade, finalidade e comportamento da audiência. Para isso o estudo descarta as propostas de categorização que têm como base aspectos técnicos e propõe uma divisão das mensagens a partir de conceitos ligados aos usuários da mídia digital. O ponto de partida são as reflexões e interpretações trazidas por SHIRKY (2011) e HAN (2018), como mediatização, desmediatização, motivação pessoal e/ou comum, ondas de indignação, ação coordenada e motivação cívica. Os resultados permitem constatar como o uso do aplicativo potencializou a sociabilidade do rádio, possibilitando que os ouvintes escolham entre a constituição de uma audiência participativa ou apenas destinatária da programação.
Abstract: This work investigates how the radio's sociability occurs when the audience makes use of technological resources such as the WhatsApp messaging application. Using the case study method of exploratory quality, the analysis has messages received by CBN during the truckers strike in 2018 and at the beginning of the COVID-19 pandemic in 2020 as study objects. The research aims to analyze the intrinsic aspects in the content generated and which involve audience modality, purpose and behavior. For this, the study discards the categorization proposals which are based on technical aspects and proposes a division of messages based on concepts related to users of media. The starting point are the reflections brought by SHIRKY (2011) and HAN (2018), such as media coverage, demedication, personal and / or common motivation, waves of indignation, coordinated action and civic motivation. The results allow us to see how the use of the application has enhanced the sociability of the radio, listeners to choose between constituting a participatory audience or just receiving the program.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23859
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