Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2383
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMichelato, Rafael Augusto-
dc.date.accessioned2017-08-31T14:11:47Z-
dc.date.available2017-08-31T14:11:47Z-
dc.date.issued2015-06-12-
dc.identifier.citationMICHELATO, Rafael Augusto. A interdisciplinaridade de um monocórdio: uma análise fenomenológica envolvendo alunos do ensino médio profissionalizante. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2383-
dc.descriptionAcompanha: Manual didático para aplicação do monocórdio como objeto lúdico perelmanianopt_BR
dc.description.abstractThis research addresses the possibility of establishing an interdisciplinary practice between disciplines of Physics and Music, in high school integrated to technical, on Federal Institute of Paraná, Telemaco Borba site. The study has aimed to establish an interdisciplinary practice between the disciplines of physics and music, that focuses on the use of monochord as Perelman’s Playful Object. Also, seek to understand design of the sound concept by the students, creating a blog to spread interdisciplinary proposal, which relates the Perelman’s Playful Object with active construction of knowledge by students. The methodological approach is qualitative, by phenomenology, based on Husserl (1997). Five students display their conceptions of what is sound, and from their speeches proceeds to phenomenological reduction. These speeches were understandable in their horizons and perspectives through reflection. After understanding of units, we draw an ideographic profile, from whom born the convergences, which, after being grouped together set up the overall nomothetic understanding of speeches. Therefore, we have structured phenomenon of what is sound. The phenomenological analysis unveiled the importance of meaningful approaches, active and playful for teaching. In order to boost learning, help in the construction and reconstruction of knowledge that involving the intrinsic relationship between Art and Science.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectMúsica e ciênciapt_BR
dc.subjectSom - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMusic - Instruction and studypt_BR
dc.subjectMusic and sciencept_BR
dc.subjectSound - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.titleA interdisciplinaridade de um monocórdio: uma análise fenomenológica envolvendo alunos do ensino médio profissionalizantept_BR
dc.title.alternativeAn interdisciplinarity of a monochrome: a phenomenological analysis involving high school studentspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda a possibilidade de se estabelecer uma prática interdisciplinar entre as disciplinas de Física e Música, no ensino médio, integrado ao técnico, no Instituto Federal do Paraná, Campus Telêmaco Borba. O estudo teve como objetivo estabelecer uma prática interdisciplinar entre as disciplinas de Física e Música que tenha como foco a utilização do monocórdio como Objeto Lúdico Perelmaniano e, ainda, buscou compreender a concepção do conceito de som por parte dos educandos, além de criar um blog para difusão da proposta interdisciplinar, que relaciona o Objeto Lúdico Perelmaniano com a construção ativa de conhecimento por parte dos estudantes. A abordagem metodológica é qualitativa, através da Fenomenologia, com base em Husserl (1997). Cinco estudantes expõem suas concepções do que é o som, e a partir de seus discursos procede-se à redução fenomenológica. Seus discursos são compreendidos em seus horizontes e perspectivas através da reflexão. Após a compreensão das unidades, traçamos um perfil ideográfico, do qual nascem as convergências, as quais, após serem agrupadas, compõem a compreensão nomotética geral dos discursos. Assim, é estruturado o fenômeno do que é o som. A análise fenomenológica descortinou a importância de abordagens significativas, ativas e lúdicas para o ensino, a fim de impulsionar o aprendizado e auxiliar na construção e reconstrução dos conhecimentos que envolvem a relação intrínseca entre Arte e Ciência.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4210385491987744pt_BR
dc.contributor.advisor1Neves, Marcos Cesar Danhoni-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6514146095003486pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5694972079639390pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Silvio Luiz Rutz da-
dc.contributor.referee2Silva, Josie Agatha Parrilha da-
dc.contributor.referee3Neves, Marcos Cesar Danhoni-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Michelato, Rafael Augusto_2015.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Michelato, Rafael Augusto_2015_1.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.