Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23836
Título: “O abraço” de Romero Britto: um olhar artístico para a matemática e um olhar matemático para a arte
Autor(es): Butcke, Daiane Aparecida Pego
Orientador(es): Vertuan, Rodolfo Eduardo
Palavras-chave: Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Arte - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
Interdisciplinary approach in education
Art - Study and teaching
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 4-Jul-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: BUTCKE, Daiane Aparecida Pego. “O abraço” de Romero Britto: um olhar artístico para a matemática e um olhar matemático para a arte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo retratar a importância do ensino integrado da Arte com a Matemática assim como Matemática com a Arte. Primeiramente procuramos definir a importância e o papel de cada disciplina perante a sociedade, salientando assim a importância de se trabalhar de forma interdisciplinar, tendo o professor como importante mediador na prática pedagógica, orientando, estimulando e potencializando a capacidade de compreensão de ambas as disciplinas, ampliando a curiosidade e o pensamento crítico, motivando os educandos de tal modo que o aprendizado seja coerente, significativo e concreto, ou seja, o aluno precisa ser conduzido a vencer barreiras por meio de estratégias eficazes. A metodologia utilizada para a construção deste trabalho baseou-se na pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores que defendem esta prática interdisciplinar, como uma importante ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem. E por fim, apresentamos uma proposta de atividades utilizando a obra “O abraço” de Romero Britto, ratificando assim o uso da arte como um dos recursos possíveis para auxiliar e tornar os processos de ensino e de aprendizagem da matemática, mais prazerosa, demonstrando que é possível fundamentar, de forma significativa, a formação e aquisição de novas ideias ou conhecimentos matemáticos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23836
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
abracoolharartisticomatematica.pdf2,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.