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Título: O ensino de ciências na perspectiva de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades, limites e desafios
Autor(es): Vargas, Jaqueline Jora de
Orientador(es): Deimling, Natalia Neves Macedo
Palavras-chave: Ciências - Estudo e ensino
Professores de ciência
Professores - Formação
Ambiente de trabalho
Science - Study and teaching
Science teachers
Teachers - In-service training
Work environment
Data do documento: 29-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: VARGAS, Jaqueline Jora de. O ensino de ciências na perspectiva de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades, limites e desafios. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019.
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar e discutir as principais facilidades e dificuldades encontradas por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o ensino de Ciências, bem como as condições objetivas e subjetivas para o trabalho com este conteúdo nesta etapa da educação básica. Para tanto, foi utilizado um questionário semiaberto aplicado para professores participantes do curso de formação continuada “Ciências no Ensino Fundamental: aspectos teóricos e práticos”, oferecido na UTFPR a partir de um projeto de extensão denominado “Ensino de Ciências para professores do Ensino Fundamental I” em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campo Mourão. Os principais requisitos para participar da pesquisa eram: ser professor do quarto ano do Ensino Fundamental I e estar participando do curso de formação continuada ofertado pelo projeto de extensão. Para a análise dos dados, realizada a partir das técnicas de triangulação e criação de categorias, tomamos como base a legislação e alguns estudos e pesquisas – livros, teses, dissertações, e artigos acadêmicos - que abordam a temática deste estudo. A análise dos dados nos permitiu discutir: a concepção dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre Ciências, as condições de trabalho, as facilidades e dificuldades encontradas pelos professores em seu trabalho de docente em Ciências, o processo de ensino-aprendizagem nesta mesma disciplina nesta mesma etapa de escolaridade e a formação de professores que ensinam Ciências no Ensino Fundamental. A partir dos resultados obtidos, consideramos que, para que haja uma melhoria efetiva no ensino de Ciências, são necessárias, mais do que a dedicação dos professores, condições objetivas e subjetivas que garantam a melhor atuação possível do professor nessa componente curricular. Tais condições se referem, entre outros aspectos, à uma alteração na carga horária da disciplina de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental, à estrutura física e materiais de apoios adequados para realizarem aulas que articulem teoria e prática, ao investimento em formações (inicial e continuada) que ampliem o conhecimento específico da disciplina pelo professor e uma melhor organização do planejamento anual municipal.
Abstract: This study aimed to analyze and discuss the main facilities and difficulties encountered by teachers from the early years of elementary school for science teaching, as well as the objective and subjective conditions for working with this content in this stage of basic education. To this end, a semi-open questionnaire was applied to teachers participating in the continuing education course “Science in Elementary School: theoretical and practical aspects”, offered at UTFPR from an extension project called “Science Teaching for Elementary School teachers I ”In partnership with the Municipal Department of Education of Campo Mourão. The main requirements to participate in the research were: to be a fourth-grade elementary school teacher and to be participating in the continuing education course offered by the extension project. For the data analysis, performed from the techniques of triangulation and category creation, we based the legislation and some studies and research - books, theses, dissertations, and academic articles - that address the theme of this study. The data analysis allowed us to discuss: the conception of the teachers of the early years of elementary school about science, the working conditions, the facilities and difficulties encountered by the teachers in their work as a science teacher, the teaching-learning process in this same subject in this same stage of education and the formation of teachers who teach science in elementary school. From the results obtained, we consider that, in order to have an effective improvement in science teaching, it is necessary, more than the dedication of the teachers, objective and subjective conditions that guarantee the best possible performance of the teacher in this curricular component. These conditions refer, among other things, to a change in the workload of the science discipline for the early years of elementary school, to the physical structure and appropriate support materials to conduct classes that articulate theory and practice, to investment in training (initial and continued) to broaden the teacher's specific knowledge of the subject and a better organization of municipal annual planning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23816
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