Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23789
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRoskosz, Karine Ariele-
dc.date.accessioned2021-01-08T01:50:35Z-
dc.date.available2021-01-08T01:50:35Z-
dc.date.issued2020-08-31-
dc.identifier.citationROSKOSZ, Karine Ariele. Ensino sobre agrotóxicos e alimentos transgênicos na abordagem CTS com base em modelos modificados de Lakatos. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23789-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Ensino sobre agrotóxicos e alimentos transgênicos na abordagem CTS com base em modelos modificados de Lakatospt_BR
dc.description.abstractThis dissertation presents the development of a didactic sequence developed by me from the previous conceptions of the students participating in this research work, in the Science, Technology and Society (CTS) approach using the concept of scientific programs by Imre Lakatos as a basis for the elaboration of a didactic tool called "modified Lakatos models", seeking to investigate how to develop students' critical sense for the topic Pesticides and Transgenic Foods. The didactic sequence elaborated used different activities involving the relations of the programmatic content with the theme and the students' daily life, in addition to the relationships that pesticides and transgenic foods have with science, technology and society. The methodological approach used was a qualitative one of an interpretative nature, carried out with 23 students, from the third year of high school, from the morning shift, from a school in the state education network in the city of Castro - PR, during regular Chemistry classes. Data collection took place through a questionnaire, observations, notes in a field diary, activities developed by students, photos and audios. The main results indicated contributions to the understanding of scientific knowledge and CTS relations regarding the theme and related organic functions, in addition to the positive aspects for the interaction between the researcher and the students in the reflection and formation of critical opinion about scientific and technologies that permeate the topic addressed. In addition to the preponderant contribution of the CTS approach and philosophy as a didactic tool in the rational reconstruction of students' previous concepts regarding pesticides and transgenic foods, and for the perception of their diverse and controversial relationships in society, such as overuse, lack of broad information and discussion with society, as well as political and economic projects that directly interfere in this social scenario of scientific and technological domination and subordination.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectCiência - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectProdutos químicos agrícolaspt_BR
dc.subjectAlimentos geneticamente modificadospt_BR
dc.subjectScience - Social aspectspt_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.subjectAgricultural chemicalspt_BR
dc.subjectGenetically modified foodspt_BR
dc.titleEnsino sobre agrotóxicos e alimentos transgênicos na abordagem CTS com base em modelos modificados de Lakatospt_BR
dc.title.alternativeTeaching about pesticides and transgenic foods in the CTS approach based on modified Lakate modelspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática proposta a partir das concepções prévias dos estudantes participantes desse trabalho de pesquisa, na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) utilizando o conceito de programas científicos de Imre Lakatos como base para a elaboração de uma ferramenta didática denominada de “modelos modificados de Lakatos”, buscando investigar como desenvolver o senso crítico dos estudantes para o tema Agrotóxicos e Alimentos Transgênicos. A sequência didática elaborada utilizou diferentes atividades envolvendo as relações do conteúdo programático com o tema e o cotidiano dos estudantes, além das relações que os agrotóxicos e os alimentos transgênicos possuem com a ciência, tecnologia e a sociedade. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa de natureza interpretativa, realizada com 23 estudantes, do terceiro ano do ensino médio, do turno matutino, de um colégio da rede estadual de ensino da cidade de Castro – PR, durante as aulas regulares de Química. A coleta de dados se deu por meio de questionário, observações, anotações em diário de campo, atividades desenvolvidas pelos estudantes, fotos e áudios. Os principais resultados indicaram contribuições para a compreensão do conhecimento científico e as relações CTS a respeito do tema e das funções orgânicas relacionadas, além dos aspectos positivos para a interação entre a pesquisadora e os estudantes na reflexão e formação de opinião crítica sobre as questões científicas e tecnológicas que permeiam o tema abordado. Além da contribuição preponderante da abordagem CTS e da filosofia como ferramenta didática na evolução dos conceitos prévios dos estudantes a respeito de agrotóxicos e alimentos transgênicos, e para a percepção das suas diversas e controversas relações na sociedade, como a utilização em excesso, falta de informação e discussão ampla com a sociedade, bem como projetos políticos e econômicos que interferem diretamente neste cenário social de dominação e subordinação científica-tecnológica.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3260-7670pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4312317734857283pt_BR
dc.contributor.advisor1Sauer, Elenise-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7361-6194pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3291362809148194pt_BR
dc.contributor.referee1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Elaine da Silva-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9224-3955pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6592273228756518pt_BR
dc.contributor.referee3Sauer, Elenise-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7361-6194pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3291362809148194pt_BR
dc.contributor.referee4Souza, Luciana de Boer Pinheiro de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-8957-4662pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6333065845346215pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoagrotoxicosetransgenicos.pdf6,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensinoagrotoxicosetransgenicos_produto.pdf2,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons