Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23774
Título: Fatos históricos nas crônicas engajadas de Rachel de Queiroz: as definições do discurso político não foram atualizadas
Autor(es): Gonçalves, Liara Lorena Cunha
Orientador(es): Almeida, Rogério Caetano de
Palavras-chave: Jornalismo e literatura
Textos
Memória coletiva
Análise do discurso literário
Queiróz, Rachel de, 1910-2003
Journalism and literature
Texts
Collective memory
Discourse analysis, Literary
Data do documento: Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GONÇALVES, Liara Lorena Cunha. Fatos históricos nas crônicas engajadas de Rachel de Queiroz: as definições do discurso político não foram atualizadas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Literatura Brasileira e História Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Essa pesquisa sobre a trajetória intelectual da escritora cearense Rachel de Queiroz (1910-2003) analisa os fatos históricos a partir da memória construída pela escritora e também pela memória coletiva. O recorte temporal selecionado dá-se sobre a produção literária relacionada às crônicas de Rachel de Queiroz, em diferentes períodos históricos de relevância no Brasil, sobretudo, no que se refere ao período entre 1930 e 1964. A partir dessa concepção, o estudo assinala como o desenvolvimento das crônicas da escritora, perpassa esses acontecimentos políticos considerados importantes historicamente no país e avalia o conteúdo dos discursos da época. Desta forma e pelo fato de a literatura ter caráter acrônico, procura-se fazer uma ligação com o período político atual, do ano 2019, referenciando a atemporalidade dessas crônicas, as quais também possuem elementos discursivos que são marcadores das escolhas políticas de Rachel. Propõe-se também um olhar avaliativo de como o discurso da escritora pôde influenciar leitores a partir das crônicas publicadas no momento da recepção. Com isso, procura-se realizar também uma breve análise da função autoral enquanto estimuladora e indutora na opinião pública, politicamente falando e, sob a irreverência do gênero crônica, o qual abarca fatos do cotidiano.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23774
Aparece nas coleções:CT - Literatura Brasileira e História Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LBHN_11_2019_15.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.