Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23723
Título: Desenvolvimento de ferramenta computacional para controle de fluxos de trabalho e materiais em canteiro de obras com base em conceitos da construção enxuta
Título(s) alternativo(s): Development of a computational tool for the control of workflows and materials in a construction site based on the concepts of lean construction
Autor(es): Souza, Kim Marodin Marques de
Orientador(es): Romano, Cezar Augusto
Palavras-chave: Produção enxuta
Software - Desenvolvimento
Construção civil
Lean manufacturing
Computer software - Development
Building
Data do documento: 17-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUZA, Kim Marodin Marques de. Desenvolvimento de ferramenta computacional para controle de fluxos de trabalho e materiais em canteiro de obras com base em conceitos da construção enxuta. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma revisão literária dos conceitos de gestão da produção que deram origem ao modelo de produção denominado de construção enxuta, bem como uma proposta para o desenvolvimento de um programa computacional para gestão de canteiro de obras e implementação de algumas de suas funcionalidades básicas. O trabalho apresenta a estratégia adotada para a concepção do programa, bem como as ferramentas e conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento trazendo informações sobre o histórico dos modelos de produção na sociedade, dificuldades encontradas pelo setor da construção civil e uma proposta de que tecnologias encontradas em programas voltados ao entretenimento podem ser adaptadas de forma a produzir uma ferramenta eficiente de gestão.
Abstract: This research presents a literary review of the concepts of production management that gave origin to the model of production called lean construction, as well as a proposal for the development of a computational program for management of construction sites. It presents the strategy adopted for the conception of the program, as well as the tools and knowledge necessary for its development, containing information about the history of production models in society, the issues encountered by the construction industry and a proposal that technologies found in programs from the eletronic entrataining industry can be adapted to produce an efficient management tool.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23723
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COECI_2019_2_05.pdf764,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.