Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23697
Título: Estudo de caso: estruturação de uma startup no primeiro espaço de coworking público do Brasil
Título(s) alternativo(s): Case study: Structuring a startup in the first public coworking space in Brazil
Autor(es): Rocha, Bruna Sayuri
Bernal, Riselaine Ricci
Orientador(es): Guimarães, Cayley
Palavras-chave: Projeto gráfico (Tipografia)
Empresas
Pequenas e médias empresas - Inovações tecnológicas
Empreendedorismo
Graphic design (Typography)
Business enterprises
Small business - Technological innovations
Entrepreneurship
Data do documento: 4-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ROCHA, Bruna Sayuri da; BERNAL, Riselaine Ricci. Estudo de caso: estruturação de uma startup no primeiro espaço de coworking público do Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) -Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é demonstrar por meio de um estudo de caso os principais passos da estruturação de uma startup em um espaço de Coworking Público, utilizando-se do Design Rationale (DR), deixando documentado a fim de servir de fonte de consulta para futuros formandos em design gráfico interessados em empreender e contribuir para a sociedade. Inicialmente desenvolvido por Kunz e Rittel na década de 70 como ferramenta que visa registrar de forma explícita as razões por trás de decisões tomadas no processo desenvolvimento de um sistema. Desta forma, para criação da Startup utilizou-se de uma das abordagens do DR, a QOC na forma textual representados por quadros para as tomadas de decisões. Após aprovação no processo de licitação foi instalada no Worktiba a Startup Floco Design, uma agência de Design Gráfico, na qual desenvolveu-se alguns projetos que são sinteticamente descritos no estudo de caso.
Abstract: The aim of this research is to demonstrate through a case study the main steps of structuring a startup in a Public Coworking space, using Design Rationale (DR), leaving it documented as a source of consultation for future graphic design graduates interested in undertaking and contributing to society. Initially developed by Kunz and Rittel in the 1970s as a tool to explicitly record the reasons behind decisions made in the process of developing a system. Thus, for the creation of Startup we used one of the approaches of DR, QOC in the textual form represented by tables for decision making. After approval in the bidding process, Startup Floco Design, a Graphic Design agency, was installed at Worktiba, in which some projects were developed, which are synthetically described in the case study.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23697
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODEG_2019_2_22.pdf14,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.