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Título: O designer enquanto quadrinista: resolvendo de forma lúdica a representação do DDI
Título(s) alternativo(s): The designer as a comics artist: ludically presenting the dissociative identity disorder
Autor(es): Künzel, Luciana Nesello
Orientador(es): Paz, Líber Eugênio
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos
Diagramação de revistas
Distúrbio dissociativo de identidade
Layout (Impressão)
Comic books, strips, etc
Magazine design
Dissociative identity disorder
Layout (Printing)
Data do documento: 3-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KÜNZEL, Luciana Nesello. O designer enquanto quadrinista: resolvendo de forma lúdica a representação do DDI. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Levando em consideração a estigmatização existente acerca de distúrbios psicológicos, especialmente o distúrbio dissociativo de identidade, propõe-se a criação de uma história em quadrinhos que trabalhe de forma lúdica a relação do personagem com o distúrbio. Para tal, foi realizada pesquisa extensiva acerca dos sintomas, causas e tratamentos do distúrbio dissociativo de identidade, bem como pesquisa sobre as histórias em quadrinhos ocidentais e suas diferenças com as histórias japonesas conhecidas por ‘mangá’. Além disso, pesquisou-se sobre as diferenças de diagramação enraizadas nas construções dos dois tipos de arte sequencial. Percebeu-se uma diferença entre, não só as estruturas básicas das histórias em quadrinhos, mas principalmente na criação do layout – enquanto o layout ocidental segue a leitura em Z, o Japão precisou reinventar uma forma de estruturar seus quadrinhos, uma vez que sua ordem de leitura e interpretação difere do ocidente. Tal percepção será utilizada para criar uma história que tenha diferentes diagramações para representar as diferentes alteres da personagem, permitindo, assim, a retratação lúdica do Distúrbio Dissociativo de Identidade.
Abstract: Taking under consideration the existing stigmatization about psychological disorders, especially the dissociative identity disorder, the creation of a comic that works ludically the relation of the character with the disorder is proposed. To do só, it was made an extensive research about the symptoms, causes and treatment of the dissociative identity disorder, as well as research about occidental comics and its differences with Japanese comics known as “manga”. Besides that, a research was made regarding the differences of layout rooted on the constructions of both types of sequential art. We realized a difference between, not only the basic structures of both comics, but mainly on the creation of layout – while the occidental layout follows the Z reading, Japan needed to reinvent a form of structuring their comics, once their own reading order and interpretation differs from the occident. Such perception will be used to create a comic that has different layouts to represent the different alters from the character, allowing, by doing só, the ludic representation of the Dissociative Identity Disorder.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23690
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