Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23683
Título: Be the trend: uma proposta de estratégia visual utilizando o conceito de design de serviço para estimular o comportamento sustentável
Título(s) alternativo(s): Be the trend: A visual estretegy proposal using the service design concept to stimulate sustainable behavior
Autor(es): Negrello, Igor Augusto
Dias, Laura Nascimento da Victória de Carvalho
Orientador(es): Escobar, Bolívar Teston de
Palavras-chave: Moda
Consumo
Projeto de produto
Sustentabilidade
Comportamento do consumidor
Fashion
Consumption
Product design
Sustainability
Consumer behavior
Data do documento: 5-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NEGRELLO, Igor Augusto. DIAS, Laura Nascimento da Victória de Carvalho. Be the trend: uma proposta de estratégia visual utilizando o conceito de design de serviço para estimular o comportamento sustentável. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo central elaborar novas estratégias visuais utilizando das técnicas dentro do design para atrair jovens universitários, de 17-24 anos, a fim de estimular um comportamento sustentável indiretamente, por meio de um discurso que apele mais ao lado estético do mundo da moda. Utilizando do método Double Diamond, foi feita uma análise comportamental do público-alvo em relação ao estilo próprio, hábitos de consumo e formas do descarte de roupas, por meio de pesquisas imersivas e exploratórias, além de pesquisas de estudos semelhantes. Com base nos resultados obtidos, foi elaborada uma proposta de serviço, a BE THE TREND (BTT), em que seriam aplicados os conhecimentos dentro do branding, design de informação e do próprio design de serviço, bem como os conhecimentos obtidos dos estudos e análises realizados. Foram utilizadas estratégias do Design de Serviço para elaborar o projeto, como mapas de Customer Journey e criação de personas. A BTT se propõe a estimular o comportamento sustentável por meio do reaproveitamento de roupas a fim de incentivar esta prática entre os jovens porém com um discurso de moda e estilo pessoal, ao contrário do discurso puramente ético-sustentável.
Abstract: This final paper aimed to develop new visual strategies using techniques within design to attract 17-24-year-old college students to stimulate sustainable behavior indirectly through a discourse that appeals more to the aesthetics side of the fashion world. Using the Double Diamond method, a behavioral analysis of the target audience in relation to their own style, consumption habits and ways of disposing of clothes was done through immersive and exploratory researches, as well as peer review studies. Based on the results obtained, a service proposal was elaborated, BE THE TREND (BTT), which would apply the knowledge within branding, information design and service design itself, as well as the knowledge obtained from the studies and analyzes performed. Service Design strategies were used to design the project, such as Customer Journey maps and personas creation. BTT aims to encourage sustainable behavior through the reuse of clothing in order to encourage this practice among young people but with a discourse of fashion and personal style, as opposed to the purely ethical-sustainable discourse.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23683
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODEG_2019_2_08.pdf4,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.