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Título: Efeito da adição de cimento Portland e RAP na estabilização de solo argiloso da formação Guabirotuba
Título(s) alternativo(s): Effect of cement Portland and reclaimed asphalt pavement addition on the stabilization of clayey soil of the Guabirotuba
Autor(es): Lima, Danilo Alves de Souza
Orientador(es): Izzo, Ronaldo Luis dos Santos
Palavras-chave: Solo-cimento
Pavimentos - Reaproveitamento - Curitiba (PR)
Misturas com emulsão asfáltica - Testes
Cimento Portland
Cimento asfáltico
Pavimentos de concreto asfáltico
Solos - Compactação
Solos - Testes
Soil cement
Pavements - Recycling - Curitiba (PR)
Asphalt emulsion mixtures - Testing
Portland cement
Asphalt cement
Pavements, Asphalt concrete
Soil compaction
Soils - Testing
Data do documento: 5-Ago-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LIMA, Danilo Alves de Souza. Efeito da adição de cimento Portland e RAP na estabilização de solo argiloso da formação Guabirotuba. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: A crescente utilização de materiais alternativos na engenharia permite a utilização de materiais que não tenham destinação adequada e também diminuir os custos. O transporte rodoviário lidera a matriz de transporte brasileira, impactando em grande fluxo de cargas e pessoas pelo meio rodoviário, programas de manutenção rodoviária contam em seu escopo o serviço de fresagem da camada de rolamento, constituído de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), gerando grande quantidade de material fresado. Devido a poucos procedimentos rotineiros e projetos para sua utilização, o material fresado em alguns casos , não é utilizado, ficando depositado ao longo das margens das rodovias. Neste aspecto, o presente trabalho demonstra como alternativa ao problema atual a adição de material fresado em um dado solo sedimentar pertencente à Formação Guabirotuba, da região de Curitiba para sua utilização como camada de pavimento. Foram utilizados na mistura percentuais de 0%, 20%, 40% 50%, 60% e 80% de material fresado, com e sem cimento. Foi utilizado o percentual de 3% de cimento. Após a caracterização dos materiais utilizados na mistura, foram elaboradas as curvas de compactação de cada mistura, utilizando a energia intermediária. Os resultados de resistência à compressão simples e resistência à tração por compressão diametral tiveram ganhos em seus valores até a quantidade de 60% de material fresado, aumentando em torno de 260 kPa com a adição de 60% de material fresado em relação aos valores do solo puro na resistência à compressão simples sem cimento e em torno de 770 kPa com a adição de 60% de material fresado e com adição de 3% de cimento aos 28 dias de cura. Nos ensaios de compressão à tração por compressão diametral sem cimento e com 60% de material fresado houve aumento em torno de 38 kPa e com cimento aos 28 dias de cura houve aumento em torno de 340 kPa, rem relação ao solo puro. Os ensaios de ISC demostraram ganhos com a adição de material fresado, com adição de 80% de material fresado o valor de ISC foi de 18,62% e com o solo puro o valor foi de 3,52%. Adicionando cimento e com adição de 80% de material fresado o valor foi de 113,43 kPa. O material fresado se mostrou benéfico também em relação à expansão das amostras, reduzindo de 1,19% de expansão no solo puro para 0,88% com a adição de 80% de material fresado, e com a adição de cimento o valor encontrado foi de 0,86%. As amostras sem cimento se mostraram aptas à utilização como subleito e reforço de subleito considerando expansão <1% e ISC > 2% e as amostras com cimento, à partir da adição de 40%, se mostram aptas para sua utilização como camada de sub-base, possuindo expansão <1% e ISC > 20%.
Abstract: The increasing use of alternative materials in engineering allows the use of materials that do not have adequate destination and also reduce costs. Road transport leads the brazilian transport matrix, impacting on a great flow of loads end people by road, Road maintenance programs have in their scope the service of milling the pavement layer instead of CBUQ, generating large amount of reclaimed asphalt pavement. Due to few routine procedures and projects for its use, the reclaimed asphalt pavement sometimes, is not used, being deposited along the edge of the road. In this aspect, the present work demonstrates as an alternative to the current problem the addition of reclaimed asphalt pavement in a sedimentary soil belonging to the Guabirotuba Formation, from the region of Curitiba for its use as a pavement layer. Percentages of 0%, 20%, 40%, 50%, 60% and 80% of reclaimed asphalt pavement, with and without cement, were used in the mixture. The 3% cement was used. After the characterization of the materials used in the mixture, the compaction curves of each mixture were elaborated, using the intermediate energy. The results of unconfined compressive strength and splitting tensile strength had increases in their values up to the amount of 60% of reclaimed asphalt pavement, increasing around 260 kPa with the addition of 60% of reclaimed asphalt pavement from the values of pure soil in the unconfined tensile strength without cement and around 770 kPa with the addition of 60% milled material and with the addition of 3% cement at 28 days curing. In the trials of splitting tensile strength without cement and with 60% of reclaimed asphalt pavement there was an increase around 38 kPa and with cement at 28 days curing there was an increase around 340 kPa of pure soil. The ISC tests had increases with the addition of reclaimed asphalt pavement, with the addition of 80% of reclaimed asphalt pavement the ISC value was 18.62% and with pure soil the value was 3.52%. Adding cement and with 80% addition of reclaimed asphalt pavement the value was 113.43 kPa. The RAP also proved beneficial with the expansion of the samples, reducing from 1.19% expansion in pure soil to 0.88% with the addition of 80% of RAP, and with the addition of cement the value found was 0.86%. The samples without cement are suitable for use as base and subgrade reinforcement considering expansion 1% and ISC > 2% and the samples with cement, from the addition of 40% are suitable for its use as sub-base layer, with expansion of 1% and ISC > 20%.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23664
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