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Título: Comparação da resposta tribológica de duas configurações do par anel de óleo e camisa de cilindro de motores diesel
Título(s) alternativo(s): Comparison of the tribological response of two configurations of oil ring and diesel engine liner pair
Autor(es): Salsamendi, Sergio
Orientador(es): Pintaude, Giuseppe
Palavras-chave: Motores a diesel
Atrito
Desgaste mecânico
Tribologia - Análises
Lubrificação e lubrificantes
Superfícies (Tecnologia)
Aspereza de superfície
Diesel motor
Friction
Mechanical wear
Tribology - Analysis
Lubrication and lubricants
Surfaces (Technology)
Surface roughness
Data do documento: 14-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SALSAMENDI, Sergio. Comparação da resposta tribológica de duas configurações do par anel de óleo e camisa de cilindro de motores diesel. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento tribológico de dois sistemas ‘anel TLOCR – camisa’, variando a geometria da área de contato dos anéis TLOCR (twin land oil control ring), além da força normal de contato e a rugosidade da camisa. Para esta avaliação foram utilizadas amostras de camisas, fabricadas em ferro fundido cinzento, com pequenas variações de rugosidade (caracterizadas em interferômetro óptico) e dois conceitos de anéis de controle, chamados V-shape, em aço nitretado e força normal de 28 N, e X-taper, em ferro fundido com revestimento em cromo e força normal de 86 N. O elemento interfacial usado para ambos os ensaios foi o óleo semi-sintético ALFAP PAO (SAE 10W30- API CK-4), de viscosidade cinemática nominal a 100°C de 9,3 a 12,5 mm²/s (cSt), sempre novo para cada ensaio. Foi utilizado um tribômetro universal com módulo do tipo reciprocating, com cargas de 28 ou 86 N e temperatura de óleo mantida constante a 90 °C. Os ensaios tribológicos foram realizados por duas horas e seus resultados foram analisados em 6 segmentos (“leg”s 1 a 6) de 20 minutos cada, para cada repetição. Foram feitas 6 repetições para cada sistema. Cada amostra de camisa foi novamente avaliada em interferômetro óptico para determinação do desgaste, comparando os parâmetros de rugosidade da Curva de Abbott antes e depois de cada ensaio. Uma análise de óleo por ferrografia foi realizada para cada sistema. A análise do regime de lubrificação mostrou que todos os ensaios foram realizados dentro da região mista. Como conclusão, observou-se que os valores médios de coeficiente de atrito foram significativamente semelhantes para os dois sistemas, bem como as diferenças em desgaste, avaliado por meio da variação topográfica, mas suficientes para diferenciar os sistemas.
Abstract: The current work aims to evaluate the tribological behavior of two ‘ring TLOCR – liner’ systems, varying the geometry of contact area of the TLOCR rings (twin land oil control ring), in addition to the normal contact force and the liner roughness. For this evaluation liners samples were used, manufactured in gray cast iron, with small variations of roughness (characterized in an optical interferometer) and two concepts of control rings, called V-shape, in nitrided steel and normal force of 28 N, and X-taper, in cast iron with chrome plating and normal strength of 86 N. The interfacial element used for both tests was the semi-synthetic oil ALFAP PAO (SAE 10W30- API CK-4), with a kinematic viscosity rated at 100 ° C from 9.3 to 12.5 mm² / s (cSt), always new for each test. A universal tribometer with a reciprocating module was used, with loads of 28 or 86 N and oil temperature kept constant at 90 ° C. The tribological tests were carried out for two hours and their results were analyzed in 6 segments (”leg” 1 to 6) of 20 minutes each, for each repetition. Six repetitions were made for each system. Each liner sample was again evaluated on an optical interferometer to determine wear, comparing the roughness parameters of the Abbott curve before and after each test. A ferrography oil analysis was performed for each system. The analysis of the lubrication regime showed that all tests were carried out within the mixed region. As a conclusion, it was observed that the mean values of friction coefficient were significantly similar for the two systems, as well as the differences in wear, assessed by means of topographic variation, but sufficient to differentiate the systems.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23652
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