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Título: Trabalho docente na educação profissional técnica de nível médio: identidade e profissionalidade de professores não licenciados
Título(s) alternativo(s): Teaching work in professional secondary technical education: identity and professionalism of unlicensed teachers
Autor(es): Luz, Everardo de Sousa
Orientador(es): Garcia, Nilson Marcos Dias
Palavras-chave: Professores
Professores - Formação
Ensino profissional
Trabalho - Análise
Profissionais - Identidade
Teachers
Teachers, Training of
Professional education
Job analysis
Professional employees - Identity
Data do documento: 16-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LUZ, Everardo de Sousa. Trabalho docente na educação profissional técnica de nível médio: identidade e profissionalidade de professores não licenciados. 2020. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O exercício do trabalho docente por professores não graduados em Licenciaturas tem se configurado como uma realidade bastante presente no âmbito da educação profissional técnica brasileira de nível médio, cuja docência em disciplinas técnicas tem sido realizada por professores bacharéis e tecnológicos com formações acadêmicas em diferentes áreas do conhecimento. Visando analisar como estes profissionais, com trajetórias formativas distintas das licenciaturas, consolidam sua identidade profissional e sua profissionalidade no trabalho docente, realizou-se uma investigação de natureza qualitativa, que, por ter seu universo restrito, se constituiu como um estudo de caso. Tomando como referência os conceitos de trabalho docente, identidade profissional e profissionalidade, 36 professores efetivos, não licenciados e em regime de trabalho em dedicação exclusiva de três Colégios Técnicos vinculados à Universidade Federal do Piauí responderam questionários relativos à sua trajetória profissional. Com base em critérios previamente delineados, nove destes professores complementaram suas informações através de entrevistas narrativas. A análise dos dados levou em conta as categorias elaboradas na fase descritiva do estudo e a da entrevista narrativa foi realizada segundo critérios da Análise Textual Discursiva, com contribuições do software de análise lexical IRAMUTEQ. O estudo apontou que a inserção de professores não licenciados no campo da docência ocorre de forma circunstancial e não programada e mostrou que os professores pesquisados desenvolvem aspectos de uma profissionalidade docente comprometida com ações notadamente interativas e relacionais, conduta profissional esta que projeta o trabalho docente para além do espaço de sala de aula. No plano identitário, evidenciou-se que estes profissionais assumem a docência como sua nova profissão, sem que houvesse, entretanto, abandono da identidade anterior vinculada à formação inicial, sinalizando um processo de partilha de identidades profissionais.
Abstract: The practice of teaching work by non-graduate teachers in Licentiate’s Degree have been configured as a reality that is very present in the field of Brazilian technical professional education at the high school level, whose teaching in technical subjects has been carried out by bachelor and technologist teachers with academic backgrounds in different areas of knowledge. Aiming at analyzing how these professionals, with different formative trajectories from the undergraduate degrees, consolidate their professional identity and professionalism in their teaching work, an investigation of a qualitative nature has been carried out, which, due to its restricted universe, has been constituted as a case study. Taking as reference the concepts of teaching work, professional identity and professionalism, 36 effective teachers, nongraduate and working in an exclusive dedication of three technical schools linked at Federal University of Piauí (UFPI) they answered questionnaires related to their professional and academic trajectory. Based on previously outlined criteria, nine of these teachers complemented their information through narrative interviews. The data analysis took into account the categories elaborated in the descriptive phase of the study and the narrative interview was carried out according to the criteria of Discursive Textual Analysis, with contributions from IRAMUTEQ lexical analysis software. The study pointed out that the insertion of unlicensed teachers in the teaching field occurs in a circumstantial and unscheduled way and showed that the researched teachers develop aspects of a teaching professionalism committed to notoriously interactive and relational actions, professional conduct that projects the teaching work beyond the classroom space. In terms of identity, it was evident that these professionals assume teaching as their new profession, without, however, abandoning the previous identity linked to initial training, signaling a process of sharing professional identities.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23613
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