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Título: Análise da acessibilidade a serviços de saúde através do sistema de transporte de Curitiba
Título(s) alternativo(s): Analysis of accessibility to health services through Curitiba transport system
Autor(es): Perretto, Felipe
Orientador(es): Gadda, Tatiana Maria Cecy
Palavras-chave: Transporte urbano - Curitiba (PR)
Acessibilidade ao transporte local
Saúde pública - Curitiba (PR)
Sistemas de informação geográfica
Saúde pública - Equipamento e acessórios
Urban transportation - Curitiba (PR)
Local transit accessibility
Public health - Curitiba (PR)
Geographic information systems
Public health - Equipment and supplies
Data do documento: 24-Ago-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PERRETTO, Felipe. Análise da acessibilidade a serviços de saúde através do sistema de transporte de Curitiba. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: As cidades são caracterizadas como pontos chave da atividade humana e de transformação dos aspectos ambientais e sociais. Neste contexto, o transporte e questões relacionadas à acessibilidade a serviços e equipamentos têm papel fundamental. Dessa forma, buscam-se soluções práticas pelo transporte para desenvolvimento de alternativas que tornem o ambiente mais adequado às exigências de deslocamento e acessibilidade da população. Dada a compreensão das relações entre acessibilidade a equipamentos urbanos e a cidade, observa-se características potencializadoras de deslocamentos e materializadoras da desigualdade no espaço. Nessa esfera, a acessibilidade a equipamentos de saúde e as suas relações com o sistema de transporte são o objeto desse estudo. Procurouse compreender e interpretar tais relações em Curitiba, através do levantamento e agrupamento de dados socioespaciais juntos ao transporte público e sua acessibilidade aos serviços de saúde. Computou-se tais dados em estimativas de acessibilidade calculadas para transporte coletivo e transportes ativos, através de geoprocessamento nos softwares Qgis e DepthMap. Como resultado final, notou-se como os eixos estruturais através do DOT e a distribuição dos equipamentos de saúde no território desenham a organização do espaço. Através de áreas com ótimos níveis de acessibilidade e com vazios de acesso a oportunidades, notou-se desigualdade persistente em relação a segregação espacial por conta da distribuição desigual do sistema de transporte e da distribuição da infraestrutura de equipamentos de saúde mais especializados. Existem variações de acessibilidade de acordo com tipo de modal e tempo de viagem, porém equilibradas dada a abrangência do sistema de saúde e transporte. Também é identificado como o sistema de transporte público interfere na tomada de decisão das pessoas por serviços.
Abstract: Cities are characterized as key points in human activity and in the transformation of environmental and social aspects. In this context, transportation and issues related to accessibility to services and equipment play a fundamental role. In this way, practical solutions are sought for transportation to develop alternatives that make the environment more adequate to the demands of displacement and accessibility of the population. Given the understanding of the relationship between accessibility to urban facilities and the city, there are characteristics that enhance displacement and materialize inequality in space. In this sphere, accessibility to health equipment and its relationship with the transport system are the object of this study. We sought to understand and interpret such relationships in Curitiba, through the survey and grouping of sócio-spatial data together with public transport and its accessibility to health services. Such data was computed in accessibility estimates calculated for public transport and active transport, through geoprocessing in the Qgis and DepthMap software. As a final result, it was noted how the structural axes through DOT and the distribution of health equipment in the territory design the organization of the space. Through areas with excellent levels of accessibility and with gaps in access to opportunities, persistent inequality was noted in relation to spatial segregation due to the uneven distribution of the transport system and the distribution of more specialized health equipment infrastructure. There are variations in accessibility according to the type of modal and travel time, but balanced given the scope of the health and transport system. It is also identified how the public transport system interferes with people’s decision-making for services.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23585
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