Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23562
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Luís Guilherme Gonçalves-
dc.date.accessioned2020-12-17T17:21:02Z-
dc.date.available2020-12-17T17:21:02Z-
dc.date.issued2020-06-03-
dc.identifier.citationCUNHA, Luís Guilherme Gonçalves. Alfabetização cartográfica no contexto CTS com uso da realidade aumentada. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23562-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Caixa de areia interativa: uma viagem pela realidade aumentada em cartografia: manual de criaçãopt_BR
dc.description.abstractThe insertion of Augmented Reality (AR) in the construction of Third Dimension (3D) models of cartographic materials is discussed in the work for students in the sixth year of Elementary School II of a private school in the municipality of Ponta Grossa, Paraná. Augmented Reality is an interface technology for users that allows use as a tool for literacy and presentation of cartographic materials in 3D. Using this integrated Augmented Reality interface, the objective is to analyze the use of Augmented Reality as an active methodological resource in the construction of cartographic literacy in the context of Science Technology and Society (CTS) considering students from a private school in Ponta Grossa / Paraná. In view of this, it is important (1) to describe the relationships between CTS, school cartography and Augmented Reality; (2) apply the use of the Interactive Sandbox in the teaching of Geography for cartographic literacy; (3) relate the results obtained in the use of Augmented Reality, with the cartographic knowledge acquired by the student; and (4) develop a personalized platform for media coverage of communication and dissemination of results. The methodological resource is Interactive Sandbox, which uses technological instruments through Augmented Reality applied to a class of sixth year of Elementary School II. This resource was applied using methodological proposals that value the participation of the student as a protagonist and the teacher as a mediator in solving a problem. The research is qualitative and the procedures characterize an intervention research, whose investigations involve planning and interference throughout the process. The approach is characterized by an active learning process. As a result of the application, it is possible to notice the improvement in the aspects that guide cartographic literacy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCiência - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectScience - Social aspectspt_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.subjectAugmented realitypt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingpt_BR
dc.subjectCartographypt_BR
dc.titleAlfabetização cartográfica no contexto CTS com uso da realidade aumentadapt_BR
dc.title.alternativeCartographic literacy in the CTS context with the use of augmented realitypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoÉ discutida no trabalho a inserção da Realidade Aumentada (RA) na construção de modelos de Terceira Dimensão (3D) de materiais cartográficos e relatada a utilização deste recurso dinâmico e interativo com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental II de uma escola particular no município de Ponta Grossa, Paraná. A Realidade Aumentada é uma tecnologia de interface para usuários que possibilita utilização como ferramenta para alfabetização e apresentação de materiais cartográficos em 3D. Utilizando-se desta interface integrada de Realidade Aumentada, objetiva-se analisar o uso da Realidade Aumentada como recurso metodológico ativo na construção de uma alfabetização cartográfica no contexto de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) considerando os alunos de uma escola privada de Ponta Grossa/Paraná. Diante disso, torna-se importante (1) descrever as relações existentes entre CTS, cartografia escolar e Realidade Aumentada; (2) aplicar o uso da Caixa de Areia Interativa no ensino de Geografia para alfabetização cartográfica; (3) relacionar os resultados obtidos no uso de Realidade Aumentada, com o conhecimento cartográfico adquirido pelo aluno; e (4) desenvolver uma plataforma personalizada para midiatização de comunicação e divulgação dos resultados. O recurso metodológico é a Caixa de Areia Interativa, o qual utiliza instrumentos tecnológicos por intermédio da Realidade Aumentada. Este recurso foi aplicado a uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental II utilizando-se de propostas metodológicas que valorizam a participação do aluno como protagonista e o professor como mediador na resolução de um problema. A pesquisa é qualitativa e os procedimentos caracterizam uma pesquisaintervenção, cujas investigações envolvem planejamento e interferência durante todo o processo. A abordagem caracteriza-se em um processo de aprendizagem ativa. Como resultado da aplicação é possível perceber a melhora nos aspectos que norteiam a alfabetização cartográfica por meio de uma análise de aspectos da ciência, tecnologia e sociedade e o espaço geográfico.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-2651-1437pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0582580040015299pt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Szmoski, Romeu Miqueias-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0968-7158pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5919669935159197pt_BR
dc.contributor.referee1Rosas, Celbo Antonio Fonseca-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9342-3528pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5658398125679314pt_BR
dc.contributor.referee2Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.referee3Aires, João Paulo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4367-9901pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5120480868145385pt_BR
dc.contributor.referee4Cantorani, José Roberto Herrera-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-1792-0383pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0674726819843483pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ctsalfabetizacaocartografia.pdf6,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ctsalfabetizacaocartografia_produto.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons