Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23551
Título: Representações sociais sobre a educação formal para alunos do ensino médio no município de Pato Branco Paraná
Título(s) alternativo(s): Social representations about formal education for high school students in the municipality of Pato Branco Paraná
Autor(es): Pizzolatto, Marcos André
Orientador(es): Teixeira, Edival Sebastião
Palavras-chave: Educação - Estudo e ensino
Ensino secundário
Representações sociais
Estudantes
Education - Study and teaching
Education, Secondary
Social representations
Students
Data do documento: 23-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PIZZOLATTO, Marcos André. Representações sociais sobre a educação formal para alunos do ensino médio no município de Pato Branco Paraná. 2020. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
Resumo: A presente investigação privilegiou o estudo das Representações Sociais sobre a educação formal para alunos de 1º ano de ensino médio de escola da rede pública de ensino localizada no município de Pato Branco, estado do Paraná. Inicialmente, o trabalho perscrutou a História da educação no Brasil, aqui incluindo a reforma da lei 13.415 de 2017, após o qual referenciou a abordagem teórica das Representações Sociais, bem como a pertinência desta teoria voltada a educação. A seguir, foram tratados os procedimentos metodológicos utilizados na investigação. Os dados foram coletados mediante aplicação de questionários de evocação livre elaborados especificamente para este estudo, sendo parte dele composto por questões de identificação, uma questão de evocação livre mediante termo indutor Escola, outra questão que permitia a hierarquização de importância das evocações e questões dissertativas nas quais os sujeitos deveriam justificar as evocações induzidas pelo termo indutor. Para a análise e discussão das questões de evocação livre utilizou-se a teoria do núcleo central e a análise qualitativa.Os resultados da análise dos alunos de escola pública indicaram que os discentes pesquisados representam socialmente a Escola como um espaço de estudo e aprendizado capaz de gerar oportunidades futuras e,simultaneamente,percebido como o lugar da reprodução das necessárias e ansiadas relações sociais,contudo, é, também representada como uma imposição social comprimida em um espaço de formalidades e tédio que, por ser assim vista, carrega sentidos que representam uma escola indesejada.Por fim, em nossas considerações promoveremos o esforço de propor o rompimento destas contradições através de uma educação mais multimensional: técnica, política e subjetiva. Aonde se destaque o papel da interpessoalidade e do papel do professor neste processo democrático e afetivo como o deve ser a educação.
Abstract: The present investigation privileged the study of Social Representations on formal education for students of 1st year of high school in a public school located in the municipality of PatoBranco, state of Paraná. Initially, the work examined the History of education in Brazil, including the reform of Law 13,415 of 2017, after which it referred to the theoretical approach of Social Representations, as well as the relevance of this theory aimed at education. Next, the methodological procedures used in the investigation were treated. The data were collected through the application of free evocation questionnaires designed specifically for this study, part of which consisted of identification questions, a question of free evocation through the inductive term School, another question that allowed the importance of evocations and essay questions in the hierarchies. which subjects should justify the evocations induced by the term inducer. For the analysis and discussion of the questions of free evocation, the theory of the central nucleus and the qualitative analysis were used. The results of the analysis of public school students indicated that the researched students socially represent the School as a space for study and learning capable of generating future opportunities and, simultaneously, perceived as the place of reproduction of the necessary and craved social relations, however, it is , also represented as a social imposition compressed in a space of formalities and boredom that, being seen in this way, carries meanings that represent an unwanted school. Finally, in our considerations, we will promote the effort to propose the breaking of these contradictions through a more multi-dimensional education: technical, political and subjective. Where the role of interpersonal and the role of the teacher in this democratic and affective process as education should be highlighted.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23551
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
representacoessociaisensinomedio.pdf2,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.