Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23436
Título: Utilização de ferramentas da qualidade para a geração de inovação em processo: um case de análise de perda em uma indústria de embalagen cartonadas
Autor(es): Sasdelli, Maria Clara Baggio
Orientador(es): Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
Palavras-chave: Controle de qualidade
Solução de problemas
Quality control
Problem solving
Data do documento: 10-Mar-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SASDELLI, Maria Clara Baggio. Utilização de ferramentas da qualidade para a geração de inovação em processo: um case de análise de perda em uma indústria de embalagem cartonadas. 2012. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.
Resumo: Este trabalho descreve como a inovação em processo pode ser gerada por meio da utilização de três ferramentas de análise. Consideradas ferramentas da qualidade, 5W2H, Diagrama de Ishikawa, e 5 Porquês, são amplamente utilizadas para a solução de problemas, e é neste âmbito que esta pesquisa se foca. O estudo descreve um case, por meio de metodologia descritiva qualitativa, no qual uma empresa de embalagens cartonadas lança um grupo tarefa para diminuir uma perda processual. O grupo utiliza as três ferramentas citadas para análise do problema, e gera propostas de ações que podem reduzir a perda trabalhada em até 70%. Entre as propostas varias ações são puramente corretivas, ou seja, estão relacionadas ao restabelecimento de condições básicas de produção, e outras são relacionadas à documentação e treinamento. Porém é evidente que inovações também surgir por meio da análise. Assim concluiu-se que a utilização das ferramentas na análise de problemas, aliadas a um grupo multidisciplinar, estrategicamente selecionado, e as condições ideais para a geração da dinâmica de inovação pode conduzir ao surgimento de inovações em processo, e contribuir para a redução de perdas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23436
Aparece nas coleções:PG - Gestão Industrial: Conhecimento e Inovação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_CEGI-CI_VII_2012_16.pdf971,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.