Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2337
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMizunuma, Samanta-
dc.date.accessioned2017-08-24T21:26:56Z-
dc.date.available2017-08-24T21:26:56Z-
dc.date.issued2017-03-10-
dc.identifier.citationMIZUNUMA, Samanta. Educação científica no ensino fundamental I: a questão da educação sexual. 2017. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2337-
dc.descriptionAcompanha: Caderno de orientações para o desenvolvimento da educação sexual com abordagens científicas e o auxílio da literatura infantojuvenilpt_BR
dc.description.abstractThis research started from the questioning: “What teaching strategies, using children’s literature, would create situations of development for a high-quality sex education?” Thus, it resulted in a work proposal for educators to develop sex education, aided by children’s literature, for the development of Scientific Literacy. The investigation was guided by the following reflections: Sex education; Federal, State and Municipal Legislation; The role of teachers and schools in sex education; Social consequences of sex education in the early years of regular primary schooling; Scientific literacy; Science teaching; Children’s literature. The objective is to propose a teaching strategy on sexuality contemplated in the children’s literature and provided for by law in the municipal curricular guidelines. For this, two investigation steps were carried out. Step 1 was attended by 144 teachers from the municipal public network, and step 2 was attended by 27 students from 3rd grade, 16 students from 4th grade and 28 students from 5th grade. Work proposals helped by the children's literature were developed. Guided by the analysis of the interventions, a notebook of guidelines was developed for the teacher. The results of the study point to literature as a facilitator of the teaching and learning process. Considering the issues involved in this matter, this can be a resource that can achieve the goals of Sexual Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectSex instructionpt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.titleEducação científica no ensino fundamental I: a questão da educação sexualpt_BR
dc.title.alternativeScientific education not primary education I: the issue of sex educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa partiu do questionamento: “Que estratégias de ensino, usando a literatura infantojuvenil, criariam situações de desenvolvimento para uma Educação Sexual de qualidade?”. E assim, resulta em uma proposta de trabalho para os educadores desenvolverem a educação sexual, auxiliados pela literatura infantojuvenil, para o desenvolvimento da Alfabetização Científica. Para a investigação, pautou-se nas seguintes reflexões: Educação Sexual; Legislação Federal, Estadual e Municipal; O papel do professor e da escola na Educação Sexual; Consequências sociais da Educação Sexual no Ensino Fundamental Anos Iniciais (regular); Alfabetização Científica; Ensino de Ciências; Literatura infantojuvenil. O objetivo é propor uma estratégia de ensino sobre sexualidade contemplada na literatura infantojuvenil e prevista nas diretrizes curriculares municipais. Para isso, foram realizadas duas etapas de investigação em que, na etapa 1, participaram 144 professores da rede pública municipal e, na etapa 2, participaram 27 alunos do 3º ano, 16 alunos do 4º ano e 28 alunos do 5º ano. Foram desenvolvidas propostas de trabalho auxiliadas pela literatura infantojuvenil. Pautado na análise das intervenções, foi desenvolvido um caderno de orientações ao professor. Os resultados do estudo apontam a literatura como facilitadora do processo de ensino e aprendizado. Considerando as problemáticas envolvidas na temática, este pode ser um recurso que possibilite atingir os objetivos da Educação Sexual.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3799968043195788pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Siumara Aparecida de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8750304206034451pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Heerdt, Bettina-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6454387839993031pt_BR
dc.contributor.referee1Martiniak, Vera Lucia-
dc.contributor.referee2Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee3Lima, Siumara Aparecida de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Mizunuma, Samanta_2017.pdf3,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Mizunuma, Samanta_2017_1.pdfProdução técnica3,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.