Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23296
Título: Avaliação do consumo alimentar baseado na qualidade de vida de funcionários de uma empresa de fornecimento de energia
Autor(es): Sebastião, Helena Marina
Orientador(es): Pilatti, Luiz Alberto
Palavras-chave: Hábitos alimentares
Qualidade de vida no trabalho
Energia elétrica - Distribuição
Food habits
Quality of work life
Electric power distribution
Data do documento: 7-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SEBASTIÃO, Helena Marina. Avaliação do consumo alimentar baseado na qualidade de vida de funcionários de uma empresa de fornecimento de energia. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.
Resumo: Considerando que os indivíduos passam maior parte de suas vidas em uma organização, surge a necessidade de buscar uma adequada qualidade de vida, bem como condutas alimentares saudáveis. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo avaliar a relação dos hábitos alimentares com a qualidade de vida de trabalhadores de uma empresa de fornecimento de energia. Para desenvolvimento da pesquisa foram avaliados qualidade de vida, mensurada através de um questionário de qualidade de vida (WHOQOL-bref), e consumo alimentar analisado através de um questionário de frequência alimentar. Os resultados obtidos evidenciaram uma população que em sua maioria relatou possuir uma boa qualidade de vida, porém com uma dieta que necessita de modificações em alguns aspectos; como redução na frequência de ingestão de bebidas adoçadas com açúcar e aumento na frequência de consumo de frutas e leguminosas, para a prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis e equilíbrio da qualidade de vida. Contudo, estudos futuros são necessários para maior detalhamento dos dados, permitindo possíveis comparações com parâmetros de recomendação.
Abstract: Whereas individuals spend most of their lives in an organization, the need arises to seek an adequate quality of life as well as healthy eating behaviors. Thus, this study aims to evaluate the relationship of dietary habits with the quality of life of workers in a company providing energy. To develop the research quality of life as measured by a questionnaire of quality of life (WHOQOL-BREF), and dietary intake assessed by a food frequency questionnaire were evaluated. The results showed a population that mostly reported owning a good quality of life, but with a diet that requires changes in some aspects, such as reduction in the frequency of intake of sugar-sweetened beverages and increased frequency of consumption of fruits and pulses, to prevent the development of chronic diseases and balancing quality of life. However, future studies are needed to more detailed data, allowing comparisons with possible parameters of recommendation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23296
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_CEEP_2014_1_16.pdf494,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.