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Título: Aplicação do ciclo PDCA em um produto alimentício
Autor(es): Granero, Jéssica Cardoso
Orientador(es): Bittencourt, Juliana Vitoria Messias
Palavras-chave: Controle de qualidade
Controle de processo
Engenharia de produção
Quality control
Process control
Production engineering
Data do documento: 7-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: GRANERO, Jéssica Cardoso. Aplicação do ciclo PDCA em um produto alimentício. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.
Resumo: O controle de qualidade atua desde o recebimento da matéria-prima até a entrega do produto final, com a qualidade garantida, ao consumidor. A partir de dados de serviço de atendimento ao consumidor (SAC) é possível coletar dados de satisfação ou insatisfação do mesmo, quantificar reclamações diárias, receber a descrição das não conformidades encontradas no produto final e a data específica da produção. Ao encontrar um resultado negativo de SAC, se faz necessário a utilização da técnica PDCA para reverter este resultado nos próximos meses e garantir novamente a qualidade total do processo. A técnica PDCA (Plan, Do, Check, Action) nada mais é do que “métodos de melhorias”, sendo um ciclo de controle estatístico que pode ser repetido continuamente sobre qualquer processo ou problema. Esta técnica aplicada corretamente, respeitando cada etapa, traz ganho de produtividade às empresas, auxiliam no alcance de metas, proporciona melhor resultado de SAC (menor número de reclamações). Considerando o que foi citado acima, o objetivo desse trabalho foi demonstrar a eficácia da técnica PDCA para garantir a qualidade de um produto e reduzir reclamações de características alteradas do mesmo. A utilização da metodologia do Ciclo PDCA mostrou-se eficiente neste projeto para diminuir o número de reclamações de uma linha de produção de sobremesas em 24% de 2012 para 2013, sendo que a meta estabelecida foi de 20%.
Abstract: Quality control operates from the receipt of raw materials to delivery of the final product, with guaranteed quality to the consumer. From database of consumer care (SAC) service can collect data from the same satisfaction or dissatisfaction, complaints quantify daily, receive the description of non conformities found in the final product and the specific date of production. When you find a negative SAC, the use of PDCA to reverse this result in the next few months and ensure the overall quality of the technical process again becomes necessary. The technique PDCA (Plan, Do, Check, Action) is nothing more than "improved methods" , with a cycle of statistical control that can be repeated continuously over any case or issue. This applied correctly, respecting each step technique brings productivity gains to businesses, assist in reaching goals, SAC provides better results (fewer complaints). Considering what was mentioned above, the aim of this study was to demonstrate the effectiveness of PDCA technique to ensure the quality of a product and reduce complaints of altered characteristics. Using the methodology of PDCA cycle was efficient in this design to reduce the number of complaints a production line of desserts by 24% from 2012 to 2013, with the stated goal was 20 %.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23285
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