Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23241
Título: Identificação dos resultados da aplicação do PDCA nos indicadores de produção de uma empresa de produtos automotivos em Ponta Grossa (PR)
Autor(es): Luz, Gabriela Baggio
Orientador(es): Pontes, Joseane
Palavras-chave: Planejamento da produção
Acessórios para automóveis - Indústria
Controle de processo
Controle de qualidade
Production planning
Automobile supplies industry
Process control
Quality control
Data do documento: 12-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: LUZ, Gabriela Baggio. Identificação dos resultados da aplicação do PDCA nos indicadores de produção de uma empresa de produtos automotivos em Ponta Grossa (PR). 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2015.
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa foi demonstrar os resultados alcançados por meio do controle, integrante do Ciclo PDCA, como base para a detecção e posterior resolução de falhas no processo produtivo de uma organização. Mais especificamente objetivou-se apresentar as principais metodologias utilizadas para a detecção de falhas na produção; estabelecer os indicadores de controle de produção em uma linha de produção da empresa selecionada para a pesquisa e apresentar os resultados de um estudo de caso em uma empresa do ramo de produtos automotivos de Ponta Grossa, Paraná. Com a realização do estudo e com a aplicação correta da ferramenta foi possível identificar, por meio de indicadores de produção, algumas falhas no processo que foram sanadas por meio de ações corretivas. Verificou-se que alguns fatores que influenciavam negativamente a produtividade, como refugos e reprocesso foram identificados, bem como aspectos referentes ao próprio processo de produção, como perdas de tempo com a produção parada. Nesse sentido, com estes indicadores foi possível realizar ações corretivas de modo a conseguir alcançar as metas preestabelecidas. Destaca-se a importância do controle no processo, tido como a etapa mais importante do ciclo PDCA por alguns autores, que trouxe resultados positivos e efetivamente melhorou o processo de produção.
Abstract: The aim of this research was to demonstrate the results achieved by controlling, member of the PDCA cycle as the basis for detection and subsequent resolution of faults in the production process of an organization. Specifically it aimed to present the main methodologies used for fault detection in production; establish production control indicators in a company's production line selected for the research and present the results of a case study on a branch company of automotive products of Ponta Grossa, Paraná. With the study and with the right application tool was identified through production indicators, some flaws in the process that have been resolved through corrective actions. It has found that certain factors which negatively influencing productivity, such as scrap and rework were identified, as well as aspects concerning the production process itself as loss of time to stop production. In this sense, with these indicators it was possible to take corrective action in order to be able to achieve the preset goals. It highlights the importance of control in the process, seen as the most important stage of the PDCA cycle by some authors, which brought positive results and effectively improved the production process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23241
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_CEEP_2015_1_03.pdf513,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.