Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23221
Título: Proposta de redução do desperdício de embalagens no processo de envase de leite UHT em uma usina de beneficiamento de leite na região Sul do Brasil
Título(s) alternativo(s): Proposal to reduce waste of packaging in the UHT milk packaging process in a milk processing plant in the southern region of Brazil
Autor(es): Almeida, Angela Rasmussem de
Orientador(es): Pontes, Joseane
Palavras-chave: Leite - Pasteurização
Alimentos - Embalagens
Desperdício (Economia)
Milk - Pasteurization
Food - Packaging
Waste (Economics)
Data do documento: 8-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: ALMEIDA, Angela Rasmussem de. Proposta de redução do desperdício de embalagens no processo de envase de leite UHT em uma usina de beneficiamento de leite na região Sul do Brasil. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Engenharia da Qualidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: Para uma empresa colocar um produto com preço competitivo no mercado, ela precisa diminuir ao máximo seus custos de produção, de forma que não altere a qualidade do seu produto final. Desta forma, o presente estudo tem por objetivo propor a redução do desperdício de embalagens no processo de envase de leite UHT em uma usina de beneficamente de leite na região Sul do Brasil. Para isso, realizou-se um estudo de caso em uma usina de beneficiamento de leite do sul do Brasil, buscando levantar dados, analisar e reduzir as principais causas de desperdício de produto final e de embalagens durante o envase de leite UHT através do FMEA de processo, analisando os modos e efeitos das falhas para priorizá-los e tratá-los. Como resultados, foram apontadas ações desenvolvidas pelo setor de manutenção, como melhoria do plano de manutenção preventiva e elaboração e implementação de um checklist de verificação das máquinas antes do processo de envase iniciar foram identificadas como as mais relevantes para diminuição das perdas durante o processo produtivo, consequentemente, diminuição dos custos de produção e aumento do lucro da empresa.
Abstract: For a company to place a competitively priced product on the market, it needs to minimize its production costs so that it does not alter the quality of its final product. Thus, the present study aims to propose the reduction of packaging waste in the UHT milk packaging process in a milk beneficiation plant in the southern region of Brazil. For this, a case study was carried out in a milk processing plant in southern Brazil, aiming to collect data, analyze and reduce the main causes of waste of final product and packaging during the packaging of UHT milk through the process FMEA, analyzing the modes and effects of failures to prioritize and address them. As a result, actions developed by the maintenance sector were identified, such as an improvement of the preventive maintenance plan and the preparation and implementation of a verification checklist of the machines before the beginning of the packaging process were identified as the most relevant to reduce losses during the production process, consequently, decrease of the costs of production and increase of the profit of the company.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23221
Aparece nas coleções:PG - Engenharia da Qualidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENG_QUALI_2018_03.pdf334,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.