Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23113
Título: As insígnias da masculinidade em desenhos animados da década de 1980
Autor(es): Oliveira, Érico Peres
Orientador(es): Teixeira, Edival Sebastião
Palavras-chave: Identidade de gênero
Personagens e características
Análise linguística
Comportamento sexual - Análise
Personagens fictícios
Desenho animado
Personagens de desenhos animados
Gender identity
Characters and characteristics
Linguistic analysis (Linguistics)
Sex customs - Analysis
Fictitious characters
Animated films
Cartoon characters
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: OLIVEIRA, Érico Peres. As insígnias da masculinidade em desenhos animados da década de 1980. [2015. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015].
Resumo: O trabalho objetivou detectar as insígnias do que poderia compor uma ideia de masculinidade presente em dois desenhos animados da década de 1980. Utilizou-se a teoria psicanalítica para avaliar a linguagem verbal e não verbal presente em dois episódios selecionados aleatoriamente dos desenhos He-man e Thundercats. Com a análise dos episódios mencionados, conseguimos elencar diversas insígnias do masculino. Além disso, observou-se outras representações concretas que também podem ser ligadas à masculinidade, como o altruísmo, a liderança, a importância dos amigos e sobre como podemos recorrer a eles nas situações de dificuldade. Entre outros pontos detectados na análise dos episódios destacam-se a força e os músculos como grande representante da masculinidade. Assim, misturam-se as boas atitudes com aspectos relativos à força para criar um ideal de masculino a ser seguido sempre fazendo uso da linguagem verbal e não verbal para solidificar tais características. A linguagem verbal é visivelmente observada no processo de utilização dos poderes provendo as transformações. A linguagem não verbal está impregnada nas atitudes heroicas dos personagens principais. Também foi possível verificar nos desenhos elementos identitários da masculinidade como a força, mas, principalmente, a espada como representante do falo permitindo o elo entre todas as insígnias detectadas à premissa de ser detentor de um pênis.
Descrição: Trabalho aceito no XII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória - Unioeste - 2015
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23113
Aparece nas coleções:PB - Letras: Linguagem e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_EL_I_2015_09.pdf350,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.