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Título: A contextualização de empresas públicas frente aos novos desafios do mercado: as mudanças na empresa brasileira de correios e telégrafos como forma de sobrevivência em um mercado concorrencial
Autor(es): Gomes, José Marcos
Orientador(es): Casagrande, Luiz Fernande
Palavras-chave: Concorrência - Empresas
Empresas públicas
Cultura organizacional
Competition - Business enterprises
Government business enterprises
Corporate culture
Data do documento: 20-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: GOMES, José Marcos. A contextualização de empresas públicas frente aos novos desafios do mercado: as mudanças na empresa brasileira de correios e telégrafos como forma de sobrevivência em um mercado concorrencial. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem das adaptações necessárias às empresa públicas para manterem-se funcionando, e de forma lucrativa, em mercados sujeitos à concorrência, e foca as mudanças da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ocorridas nos últimos 20 anos para sobreviver em um mercado, além de concorrencial, ameaçado de extinção, face a utilização cada vez maior de ferramentas de comunicação que dispensam a troca de correspondências. Tem também como objetivo identificar os novos desafios para o setor e propor soluções para manutenção da empresa, o que foi feito após a análise da situação histórica, atual e futura da ECT. Os resultados demonstraram ser totalmente factível a permanência de empresas públicas operando em mercados abertos, apresentando resultados financeiros positivos, com a vantagem de serem instrumentos governamentais para atingimento de objetivos sociais, como o acesso de comunidades isoladas a serviços públicos por meio dos Correios.
Abstract: This paper presents an approach to the necessary adaptations to public company to remain working, and profitably in competitive markets, and focuses on the changes of the Brazilian Post in the last 20 years to survive in a market, besides competitive, endangered, from increased use of communication tools that do not require the exchange of correspondence. It also aims to identify the new challenges for the sector and propose solutions to enterprise maintenance, which was made after the analysis of the historical situation, present and future of ECT. The results proved to be totally feasible the permanence of public companies operating in open markets, with positive financial results, with the advantage of being government instruments for achieving social goals, such as access of isolated communities to public services through the Post Office.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23081
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