Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23021
Título: Práticas de liderança em gestão pública: oportunidades e desafios
Autor(es): Trentini, Eliane Cristina
Orientador(es): Aguiar, Audrey Merlin Leonardi de
Palavras-chave: Liderança
Serviço público - Administração de pessoal
Processo decisório
Leadership
Civil service - Personnel management
Decision making
Data do documento: 18-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: TRENTINI, Eliane Cristina. Práticas de liderança em gestão pública: oportunidades e desafios. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com base em pormenorizada análise de funcionamento, demanda e eficiência dos serviços públicos oferecidos pela Central de Atendimento ao Cidadão – Atende –, que dentre outras utilidades, é voltada à prestação de serviços como recolhimento de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), aprovação de projetos, fiscalização de obras, vigilância sanitária, serviços de manutenção e zoonoses. Justamente por analisar a eficiência do serviço público, no desdobramento dos assuntos desta monografia as percepções são voltadas às técnicas administrativas cientificamente consagradas e aplicáveis ao trato público, e a utilização destas técnicas pelos líderes de cada célula interna deste órgão, pois a citada eficiência tem relação direta com a fluência da comunicação e também com a coesão dos agentes internos nos sentidos horizontal e vertical e em primeiro plano a eficácia tem relação íntima com a capacidade de liderança de cada um destes líderes e as respectivas competências para realizar os propósitos que são voltados à população. Frente ao tema de práticas de liderança será abordada a função de um líder, o que ele faz e como e quando deve agir, pois sempre a solução proveitosa de conflitos depende de vários fatores como origem do problema, capacitação do agente, animosidade do consulente e demais aspectos congêneres, onde serão aplicadas as atitudes necessárias e decisões coerentes.
Abstract: This work was developed based on detailed analysis of operation, demand and efficiency of public services offered by the Citizen Service Center - Atende - that, among other uses, is dedicated to providing services such as payment of property tax and Territorial Urban (property tax), approval of projects, building inspection, health monitoring, maintenance services and zoonosis. Just by analyzing the efficiency of the public service, the unfolding of the affairs of this monograph perceptions are focused and dedicated to scientifically applicable to public dealings administrative techniques, and the use of these techniques by the leaders of each internal cell of this body, because the quoted efficiency is related direct communication with fluency and also with the internal cohesion of the agents in the horizontal and vertical directions in the foreground and the effectiveness has an intimate relationship with the leadership of each of these leaders and their skills to carry out the purposes they are meant to population. Opposite the subject of leadership practices will be addressed the role of a leader, what it does and how and when to act, as always fruitful conflict resolution depends on several factors such as source of the problem, training the agent, the consultant and animosity other congeners aspects where the necessary attitudes and decisions shall be implemented consistent.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23021
Aparece nas coleções:PB - Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_GP_lV_2014_07.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.