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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23012
Título: | O orçamento participativo e suas contribuições para o desenvolvimento da educação municipal em Osasco - SP |
Autor(es): | Favere, Francieli Gomes da Silva |
Orientador(es): | Trindade, Larissa de Lima |
Palavras-chave: | Orçamento municipal - Participação do cidadão Participação social Municipal budgets - Citizen participation Social participation |
Data do documento: | 20-Dez-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | FAVERE, Francieli Gomes da Silva. O orçamento participativo e suas contribuições para o desenvolvimento da educação municipal em Osasco - SP. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma análise da experiência da cidade de Osasco/SP durante a gestão de 2013, construindo um processo de discussão do orçamento público com a população: o Orçamento Participativo. Mais especificamente o que o Orçamento Participativo e as suas contribuições tem proporcionado no aprimoramento e na ampliação da rede de educação infantil do município, por meio do direcionamento de recursos orçamentários. Com a finalidade de aprofundar a pesquisa ao tema proposto, como técnica de coleta de dados, foram utilizadas a pesquisa eletrônica e a entrevista, meios pela qual se pode chegar aos resultados. Este consistia na destinação de parte dos recursos de investimentos para discussão e deliberação do seu uso, especificamente, entre a comunidade escolar. Aborda ainda características do orçamento e suas definições, bem como a forma de funcionamento do Orçamento Participativo. Traz como resultado por meio deste estudo, que o Orçamento Participativo propicia a criação de formas mais estáveis de gestão democrática e radicaliza a pratica da democracia e provoca uma cobrança de transparência das ações governamentais, e que o Orçamento Participativo estimula outras formas de democracia da gestão pública, tornando a administração mais suscetível a cobranças para prestação de contas e abertura do processo democrático de discussão em outras esferas da gestão pública. |
Abstract: | This research presents an analysis of the experience of the city of Osasco/SP during the 2013 management, building a process discussion of public budget with the population: the Participatory Budget. More specifically what the Participatory Budget and its contributions has provided the improvement and expansion of early childhood education network in the city, through the direction of budgetary resources. In order to further research the topic proposed, such as data collection technique, the electronic survey and the interview were used, means by which to achieve the results. This consisted of the allocation of part of investment resources to discussion and resolution of its use, specifically, between the school community. It also discusses characteristics of the budget and their definitions, as well as the mode of operation of the Participatory Budget. Brings as a result through this study that Participative Budget fosters the creation of more stable forms of democratic management and radicalizes the practice of democracy and causes a recovery transparency of government actions, and that the Participatory Budget stimulates other forms of democracy management public, making it more susceptible to administration charges for accountability and openness of the democratic process of discussion in other areas of public management. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23012 |
Aparece nas coleções: | PB - Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância |
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