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Título: Transparência e controle social: análise do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão do Governo Federal e suas principais demandas
Título(s) alternativo(s): Transparency and Social Control: analysis of Electronic System Information Service Citizen of the Federal Government and its main demands
Autor(es): Silva Neto, Celso Mariano da
Orientador(es): Valmorbida, Sandra Mara Iesbik
Palavras-chave: Serviço público
Serviços ao cliente
Transparência na administração pública
Sistemas de informação gerencial
Civil service
Customer services
Transparency in government
Management information systems
Data do documento: 17-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SILVA NETO, Celso Mariano da. Transparência e controle social: análise do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão do Governo Federal e suas principais demandas. 2014. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática o estudo da transparência e do controle social da administração pública, com o intuito de verificar se o cidadão desenvolve sua função de controle social da administração pública. Através da análise mais profunda de uma ferramenta de transparência chamada E-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão) recentemente introduzida em nosso ordenamento jurídico a partir da edição da Lei Nº 12.527/2011 denominada de Lei de Acesso à Informação. Foi realizado uma pesquisa científica de natureza exploratória e quantitativa quanto a sua forma de abordagem, sendo utilizado dados secundários para aferir as principais demandas inqueridas pelos cidadãos, identificando o perfil dos solicitantes, a evolução mensal do número de pedidos de acesso a informação, as características dos pedidos de informação, os temas (áreas de interesse) dos pedidos e o tempo médio de respostas por parte do Governo Federal, objetivando com isso formar um cenário da utilização social dessa ferramenta nesses 2 anos de vigência da referida Lei de Acesso à Informação.
Abstract: This work aimed to study the issue of transparency and social control of public administration, in order to verify if the citizen develops its social control function of public administration. Through deeper analysis of a transparency tool called E-SIC (Electronic System Information Service Citizen) recently introduced into our legal system from the edition of Law No. 12,527 / 2011 called the Access to Information Act. A scientific study of exploratory and quantitative in nature as his way of approach was performed and is used to measure the secondary main demands by the citizens surveyed data, identifying the profile of the applicants, the monthly trend in the number of requests for access to information, the characteristics requests for information, the themes (areas of interest) requests and the average response time by the Federal Government, aiming thus form a social scenario using this tool in these two years of validity of the said Act on Access to Information.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22995
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