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Título: Qualidade de vida no trabalho: percepções e significados
Autor(es): Martins, Sulimar Berto
Orientador(es): Aguiar, Audrey Merlin Leonardi de
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho
Satisfação no trabalho
Administração pública
Desenvolvimento organizacional
Quality of work life
Job satisfaction
Public administration
Organizational change
Data do documento: 21-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MARTINS, Sulimar Berto. Qualidade de vida no trabalho: percepções e significados. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: Esta pesquisa aborda o tema Qualidade de Vida no Trabalho, e teve como análise os diferentes elementos que interferem na percepção de satisfação e qualidade de vida no trabalho dos colaboradores de uma agência de atendimento dos Correios no município de Itapevi/SP. Para atender aos objetivos desta pesquisa, foi utilizadas pesquisas bibliográficas sobre a Qualidade de Vida no Trabalho na gestão pública, seus princípios fundamentais, a realidade da empresa brasileira de correios e telégrafos, a motivação, e os oito critérios de QVT de Walton, sendo que, através destes critérios foi baseado um questionário como instrumento de coleta de dados, onde foi observado através da análise dos dados que alguns fatores ,como a compensação justa e adequada, a utilização de desenvolvimento das capacidades e o espaço total de vida obtiveram os maiores índices de insatisfação, e as garantias institucionais e a relevância social do trabalho tiveram maiores índices de satisfação.
Abstract: This research addresses the topic Quality of Work Life , and was to analyze the different elements that influence the perceived satisfaction and quality of life at work , all employees of a care agency of the Post Office in the city of Itapevi / SP . To meet the objectives of this research , we used literature searches on the Quality of Working Life in public administration , its fundamental principles , the reality of the Brazilian Post and Telegraph Company , motivation , and the eight criteria QVT Walton , and by these criteria was based on a questionnaire as an instrument for data collection , which was observed by analyzing the data that some factors , such as fair and adequate compensation , the use of capacity building and the total living space had the highest rates of dissatisfaction , and institutional guarantees and social relevance of the work had higher levels of satisfaction.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22977
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