Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22974
Título: A importância da qualidade de vida no trabalho: o caso de uma ETEC
Autor(es): Mello, Roger Soares de Jesus
Orientador(es): Camarotto, Melaine Roberta
Palavras-chave: Administração de pessoal
Qualidade de vida no trabalho
Professores - Satisfação no trabalho
Personnel management
Quality of work life
Teachers - Job satisfaction
Data do documento: 22-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MELLO, Roger Soares de Jesus. A importância da qualidade de vida no trabalho: o caso de uma ETEC. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática a Importância dada a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), os estudos com base na Qualidade de Vida no Trabalho vem auxiliando as organizações que querem melhorar seu capital humano. A Escola Técnica Estadual (ETEC) em questão vem sofrendo com desgaste referente à carga horária dos docentes, nesta pesquisa visa analisar como os docentes dos cursos técnicos atuam em varias jornadas de trabalho e desempenham papéis profissionais diversificados, percebem como afeta Qualidade de Vida no Trabalho. Para avaliar a percepção do nível de QVT destes docentes, utilizou-se questionário apresentando questões que abordavam os fatores de Qualidade de Vida no Trabalho. O estudo iniciasse descrevendo o histórico e evolução do conceito de QVT. De acordo com a pesquisa, concluiu-se que estes docentes percebem que sua qualidade de vida no trabalho apresenta um nível elevado nas atividades de docência, mas concordam que a carga horária de trabalho esta afetando sua Qualidade de Vida. Com base nos resultados, sugere-se propostas de implantação de práticas de qualidade de vida no trabalho destes profissionais, como implementar estratégias que melhorem a carga horária, políticas de contratação, divisão de trabalho.
Abstract: This work had as its theme the importance given to Quality of Work Life ( QWL ) , studies based on the Quality of Working Life is supporting organizations that want to improve their human capital . The Technical School ( ETEC ) in question has suffered from wear related to the workload of teachers , this study aims to examine how teachers of technical courses operate in several hours of work and play diverse professional roles , realize how it affects Quality of Work Life . To assess the perceived level of QWL these teachers , we used questionnaire featuring questions that addressed factors Quality of Working Life . The study initiated describing the history and evolution of the concept of QWL . According to the survey, it was concluded that these teachers realize that their quality of work life presents a high level in teaching activities , but agree that the workload is affecting your quality of life. Based on the results , it is suggested proposals to implement practices of quality of life in these professionals , how to implement strategies to improve workload , hiring policies , division of labor.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22974
Aparece nas coleções:PB - Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_GP_III_2014_19.pdf510,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.