Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22955
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNukui, David Yoshigi
dc.date.accessioned2020-11-25T17:56:19Z-
dc.date.available2020-11-25T17:56:19Z-
dc.date.issued2014-03-22
dc.identifier.citationNUKUI, David Yoshigi. A importância da padronização do ICMS. 2014. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22955-
dc.description.abstractBrazilian tax on the circulation of goods, interstate and intercity transportation and communication services (ICMS) is a major tax liability due for all commercial, industrial and providers of intercity and interstate transport services and companies communications under the Regulation of ICMS. The ICMS has characteristics as the non-cumulative, and being a Value Added Tax (VAT), and its rate is charged "inside". Despite being a tribute to national legislation, the States and DF take actions that tax subsidies to attract investment in your country, promoting tax war, against republican principles and the Federal Constitution. From this tax, have other derivatives thereof , or other principal and accessory obligations. The overall objective of the study is to list its main and ancillary obligations and specific goal is to perform a qualitative analysis of the complexity of the main tribute States and DF, while pointing out some impacts on the efficiency of companies and the country as a whole. To reduce this legal and business uncertainty, the Senate held a mini ICMS tax reform through Resolution n. 13/2012. This reform standardized the import tax rate to 4% as a general rule, ending the so-called "War of the Ports". The solution can be found in this resolution can be the reference to improve the efficiency and equity of our tax system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectImposto sobre circulação de mercadoriaspt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectImpostospt_BR
dc.subjectPlanejamento tributáriopt_BR
dc.subjectTaxation of articles of consumptionpt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectTaxationpt_BR
dc.subjectTax planningpt_BR
dc.titleA importância da padronização do ICMSpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO Imposto sobre as Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre a Prestação de Serviços de Transportes Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações (ICMS) é uma obrigação tributária principal devida por todas as empresas comerciais, industriais e prestadoras de serviços de transportes intermunicipal e interestadual e de comunicações, nos termos do Regulamento do ICMS. O ICMS possui como características a não-cumulatividade, e de ser um Imposto sobre Valor Agregado (IVA), sendo que sua alíquota é cobrada “por dentro”. Apesar de ser um tributo de regulamentação nacional, os Estados e o DF promovem ações de subsídios desse imposto para atrair investimentos em seu Estado, promovendo a Guerra Fiscal, contrariando os princípios republicanos, e a própria Constituição Federal. A partir desse imposto, temos outros derivados do mesmo, ou seja, outras obrigações principais e acessórias. O objetivo geral do estudo é de listar suas obrigações principais e acessórias e o objetivo específico é de realizar uma análise qualitativa da complexidade do principal tributo dos Estados e DF, além de apontar alguns impactos sobre a eficiência das empresas e do país como um todo. Para reduzir essa insegurança jurídica e empresarial, o Senado Federal promoveu uma mini reforma tributária do ICMS através da Resolução n. 13/2012. Essa reforma padronizou a alíquota de importação para 4% como regra geral, acabando com a chamada “Guerra dos Portos”. A solução encontrada nessa Resolução pode ser referência para a necessidade de melhorarmos a eficiência e equidade do nosso sistema tributário.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Pegoraro, Paulo Roberto
dc.contributor.referee1Pegoraro, Paulo Roberto
dc.contributor.referee2Follmann, Neimar
dc.contributor.referee3Palaro, Ricardo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programGestão Pública: Modalidade Ensino à Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_GP_III_2014_05.pdf659,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.