Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22936
Título: Políticas públicas e qualidade da educação básica: o IDEB como subsídio às ações da gestão pública
Autor(es): Oliveira, Telma de Almeida de
Orientador(es): Pezarico, Giovanna
Palavras-chave: Política pública
Escolas públicas
Política pública - Educação
Avaliação educacional
Indicadores educacionais
Public policy
Public schools
Public policy - Education
Education - Evaluation
Educational indicators
Data do documento: 17-Mai-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: OLIVEIRA, Telma de Almeida de. Políticas públicas e qualidade da educação básica: o IDEB como subsídio às ações da gestão pública. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: O presente estudo tem como temática o acesso às informações sobre a escola pública a partir do IDEB como política pública voltada à melhoria da qualidade da Educação Básica. Neste sentido, como construção do problema de pesquisa norteador deste estudo, evidencia-se o seguinte questionamento: como o IDEB pode subsidiar as ações do gestor público, no contexto da melhoria da qualidade da educação básica? Assim, o presente estudo, tem como objetivo geral analisar como o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica pode subsidiar ações de gestão pública com vistas à melhoria da qualidade da Educação Básica. Para tanto foram estabelecidos como objetivos específicos, os seguintes: a) Caracterizar o IDEB como índice contextualizado às políticas públicas para a Educação Básica; b) Caracterizar os princípios da Gestão Pública e suas relações com o IDEB. Como principais justificativas do estudo apresentam-se como alicerces a relevância dos índices como ferramentas que auxiliam na mensuração da qualidade de ensino. Tal iniciativa vinda dos governantes como política pública pode ser tomada como um norte para que os gestores das escolas aprimorem o processo de melhoria dos serviços prestados na educação, com base nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEP), Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEB), permitindo ao gestor desenvolver projetos e ações para melhoria da qualidade do ensino e, consequentemente a melhoria no aprendizado, a partir das informações é possível saber o rendimento de cada aluno. Para que as escolas forneçam uma educação de qualidade é preciso que a comunidade se envolva nas políticas públicas, pesquisando as informações sobre as escolas, nos sítios das secretarias da educação os dados referentes à escola: funcionários, merenda escolar, despesas, compras, repasse do governo e outras informações sobre a escola pesquisada, são possíveis acompanhar o dia a dia da escola com as informações fornecidas. Assim, considera-se a participação popular como fundamental no controle e auxílio na definição de políticas públicas a serem efetivadas no âmbito da gestão pública para a Educação básica.
Abstract: The present study is thematic access to information about public school is from IDEB as a public policy aimed at improving the quality of basic education. In this sense, as construction of the problem of guiding this research study, it was shown the following question: how can IDEB to subsidize the public manager in the context of improving the quality of basic education? Thus, this study, in general aim to analyze how IDEB - Index of Basic Education Development can subsidize public administration with a view to improving the quality of basic education. Both were established for specific purposes, the following: a) Characterize the IDEB contextualized as an index of public policies for Basic Education b) Characterize the principles of Public Management and its relations with the IDEB. As main justifications of the study are presented as foundations relevance of indices as tools that assist in measuring the quality of teaching. This initiative coming from the rulers as public policy can be taken as a direction for managers of schools aprimorem the process of improvement of services in education, based on the results of the Index of Basic Education Development ( IDEB ) Assessment System Basic Education ( SAEP ), Assessment of Basic Education of Paraná System ( SAEB ), allowing the manager to develop projects and actions to improve the quality of education and hence the improvement in learning from the information you can find out about each student. For schools to provide a quality education requires that the community be involved in public policy , researching information about the schools, in places of education departments data concerning school employees, school meals, expenses, purchases, transfer of government and other information about the school studied , are possible to monitor the day to day school with the information provided. Thus, it is considered popular participation as a fundamental control and aid in defining public policies to be executed in the context of public management for Basic Education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22936
Aparece nas coleções:PB - Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_GP_lll_2014_23.pdf530,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.