Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22934
Título: Evasão escolar em cursos profissionalizantes: um estudo de caso
Autor(es): Passareli, Aldo Macedo
Orientador(es): Pastro, Ivete Inês
Palavras-chave: Comportamento organizacional
Evasão escolar
Fracasso escolar
Ensino profissional
Organizational behavior
Dropouts
School failure
Professional education
Data do documento: 17-Mai-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PASSARELI, Aldo Macedo. Evasão escolar em cursos profissionalizantes: um estudo de caso. 2013. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática a evasão escolar dos cursos profissionalizantes de nível médio do Colégio Estadual Alberico Marques da Silva, localizado em Santa Isabel do Ivaí – PR, o qual enfrenta um índice elevado de desistência. Nota-se que não é um fato isolado, pois, o problema é patente em todos os cursos da região e do Estado, motivo de grande preocupação, onde se discute em debates, ocupando espaço de relevância no cenário das políticas educacionais. A partir desse problema, o tema do trabalho teve como objetivo identificar os elementos do comportamento organizacional que contribuem para a evasão dos alunos. A escola fornece cursos técnicos de Recursos Humanos e Administração. Foram pesquisados alunos atuais, alunos egressos, e professores dos cursos com questionários através da pesquisa quantitativa. A coordenadora e os alunos evadidos foram através da pesquisa qualitativa com entrevistas, totalizando 55 participantes. Na perspectiva da influência do comportamento organizacional sobre a evasão fundamentamos temas como liderança, motivação, poder na estrutura organizacional sempre trazendo autores que tratam esses temas na escola, além disso, falamos sobre as políticas públicas que dão aberturas aos cursos profissionalizantes do nível médio. Podemos notar ao longo do trabalho que os elementos do comportamento organizacional estão presentes na escola de forma intensa e que realmente esses comportamentos influenciam a evasão, da mesma forma que pode evitá-la. A frustração dos alunos dá-se por motivos internos e externos a escola, o papel da escola aos motivos externos é procurar meios para estimular o aluno a permanecer na escola, quanto aos motivos internos à escola é devido aos elementos do comportamento organizacional mal administrado.
Abstract: This work was the subject of truancy vocational secondary courses of the State College Alberico Marques da Silva, located in Santa Isabel do Ivaí – PR, which faces a high dropout rate. We note that it is not an isolated incident, because the problem is evident in all courses in the region and the state, of great concern, which is discussed in debates, occupying the space of relevance in the field of educational policy. From this issue, the theme of the study aimed to identify the elements of organizational behavior that contribute to the dropout of students. The school provides technical courses in Human Resources and Administration. Current students, former students, teachers and courses with quantitative research through questionnaires were analyzed. The coordinator and dropout students were through qualitative research interviews, totaling 55 participants. In view of the influence of organizational behavior on avoidance we base topics such as leadership, motivation, organizational structure in power always bringing authors dealing with these subjects in school, in addition, we talk about the public policies which give openings to the middle level vocational courses. We noted throughout the paper that the elements of organizational behavior are present in school intensively and that these behaviors actually influence the evasion, in the same way that you can avoid it. The frustration of students occurs by internal and external school grounds, the school's role to external reasons is to look for ways to encourage students to stay in school, as the school is internal to the elements due to the mismanaged organizational behavior.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22934
Aparece nas coleções:PB - Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_GP_lll_2014_01.pdf610,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.