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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22908
Título: | A internacionalização das instituições de ensino superior público brasileiras: a mobilidade estudantil na Universidade de São Paulo |
Título(s) alternativo(s): | The internationalization of the brazilian public higher education institutions: student mobility at University of São Paulo |
Autor(es): | Silva, Lilian Monteiro da |
Orientador(es): | Cardoso, Osney Marcos |
Palavras-chave: | Ensino superior Universidades e faculdades públicas Movimentos estudantis Education, Higher Public universities and colleges Student movements |
Data do documento: | 5-Abr-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | SILVA, Lilian Monteiro da. A internacionalização das instituições de ensino superior público brasileiras: a mobilidade estudantil na Universidade de São Paulo. 2014. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. |
Resumo: | Este trabalho teve como temáticao processo de internacionalização do ensino superior brasileiro iniciado nos últimos anos da última década e que se desenvolveu levando-se em conta o previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e o proposto no Plano Nacional de Educação (PNE). Foi realizado o levantamento das informações contidas nos dois regulamentos com vistas a explorar e descrever como neles estão dispostos os planos de ação, as metas e as estratégias a serem seguidas no que diz respeito à internacionalização do ensino superior brasileiro.Posteriormente, para fins de contextualização, descrevemos as funções do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que exercem o papel de fiscalizadores da graduação e da pós-graduação, respectivamente. Além disso, fizemos uma breve descrição dos principais programas de mobilidade estudantil financiados com recursos federais.Por fim adentramos nos processos formatados para a internacionalização da Universidade de São Paulo, descrevendo como a mobilidade estudantil e docente deve ocorrer, seguindo regulamentos internos, editais específicos de chamada, além dos processos operacionais necessários ao cumprimento de determinados procedimentos técnicos e administrativos. Verificamos também como as competências para a realização das atividades envolvendo essa mobilidade são distribuídas entre os órgãos de apoio e as unidades de ensino e pesquisa e vimos também que parte da USP trabalha em nível institucional, enquanto que seus institutos realizam programas e acordos de cooperação de forma individualizada. O método usado no trabalho foi descritivo, por levantar informações a respeito dos regulamentos e programas nacionais vigentes envolvendo o ensino superior e, mais especificamente a mobilidade estudantil e docente, de forma a contextualizar o tema da internacionalização. Foi também exploratório na medida em que já há estudos envolvendo a mobilidade estudantil e docente em institutos de pesquisa dentro da USP, porém estes ainda são insipientes quando são tratados em nível institucional. Ao final da pesquisa pudemos verificar que em nível nacional há objetivos concretos em relação ao que se espera da internacionalização para o desenvolvimento nacional e bem estar social, ao passo que na USP estes (ou quaisquer outros) objetivos ainda não são perceptíveis, pelo menos não existe quaisquer planos e metas disponíveis para consulta pública. |
Abstract: | This work had as thematicthe process of internationalization of higher education in Brazil started in the last years of the last decade and developed taking into account the provisions of Law of Guidelines and Bases of Education ( LDB ) and the proposed National Education Plan ( PNE ) . The gathering of information in the two regulations aimed to explore and describe them as are willing action plans , goals and strategies to be followed with regard to the internationalization of Brazilian higher education was conducted . Thereafter, for purposes of contextualization, we describe the functions of the Ministério da Educação (MEC) and the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES), which play the role of enforcers of undergraduate and graduate respectively. Also did a brief description of the main student mobility programs financed with federal funds. Finally we enter formatted for the internationalization of the University of São Paulo processes, describing how student mobility and teaching should occur following internal regulations , specific notices calling as well as operational processes required to comply with certain technical and administrative procedures . I also noticed how the skills for carrying out activities involving such mobility are distributed among support agencies and units of teaching and research and also seen that part of the USP works at the institutional level , while its institutes conduct programs and cooperation agreements individualized way . The method used in the study was descriptive, by collecting information about the regulations and existing national programs involving higher education and more specifically student mobility and teaching, in order to contextualize the topic of internationalization. Was also exploratory in that there are already studies involving student mobility and teaching in research institutes within the USP, but these are still beginningsince they are treated at the institutional level. At the end of the study we observed that nationally there are concrete objectives regarding what is expected of internationalization for national development and social welfare, whereas the USP these (or other) goals are not noticeable, at least not there any plans and targets available for public consultation. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22908 |
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