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Título: Formação do gestor público educacional: limites e desafios
Título(s) alternativo(s): Educational training manager: limits and challenges
Autor(es): Domingues, Eduardo Antônio
Orientador(es): Cardoso, Osney Marcos
Palavras-chave: Administração pública
Serviço público
Qualificações profissionais
Servidores públicos
Public administration
Civil service
Vocational qualifications
Public officers
Data do documento: 29-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: DOMINGUES, Eduardo Antônio. Formação do gestor público educacional: limites e desafios. 2013. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como temática a formação do gestor público na educação básica, destacando, a partir de alguns autores, os principais desafios e limites que estes profissionais encontram no cotidiano escolar. Inicialmente são abordados questões da atualidade como: a globalização, a sociedade aprendente, a importância da flexibilização, o aprender a aprender e a conviver. A esses temas junta-se a pesquisa permanente que contribuirá para a formação individual e coletiva na busca de melhorias na qualidade da educação. Nesta pesquisa o Gestor é colocado como peça chave para favorecer a coletividade, a tomada de decisões compartilhada junto à comunidade escolar, delimitando-se assim o perfil do profissional que exercerá as funções de Gestor para o sucesso de uma comunidade escolar autônoma, que visa acima de tudo, o educando de forma ativa e afetivamente, para que o mesmo possa apropriar-se de valores, crenças, conhecimentos e referencial sócio histórico, apropriação essa que se dá de forma significativa tanto para si como para o outro, tornando o educando uma pessoa consciente, responsável, atuante na transformação da realidade em que está inserido. O presente estudo traz como resultado a importância da formação profissional da gestão pública na educação. Formação essa que irá potencializar quiçá construir competências que serão necessárias para este profissional atuar de forma abrangente sobre toda comunidade escolar, buscando o desenvolvimento social e humano, numa educação inclusiva de sucesso.
Abstract: This work has as its theme the formation of the public manager in basic education, especially from some authors, the main challenges and limitations that these professionals are in daily school life. Initially are addressed current issues such as globalization, the learning society, the importance of flexibility, learning to learn and socialize. To these themes joins ongoing research that contribute to individual and collective training in seeking improvements in the quality of education. In this research manager is placed as key to foster community, decision-making shared by the school community, thus delimiting the listing exercise the functions of Manager for the success of an autonomous school community, which aims above all, the learner actively and emotionally, so that it can take ownership of values, beliefs, knowledge and socio historical framework, this ownership that gives significantly both for themselves and for each other, making the learner a conscious person responsible, active in the transformation of reality into which it is inserted. The present study as a result of the importance of vocational training in the management of public education. This training which will enhance, perhaps build skills that will be required for this professional act comprehensively on all school community, seeking social and human development, a successful inclusive education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22906
Aparece nas coleções:PB - Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância

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