Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22899
Título: A importância do treinamento no processo de mudança organizacional em uma instituição financeira pública no Município de São Paulo
Autor(es): Cruz, Artur Vicente da Silva
Orientador(es): Camarotto, Melaine Roberta
Palavras-chave: Recursos humanos
Administração de pessoal
Cultura organizacional
Pessoal - Recrutamento
Human resources
Personnel management
Corporate culture
Employees - Recruiting
Data do documento: 20-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: CRUZ, Artur Vicente da Silva. A importância do treinamento no processo de mudança organizacional em uma instituição financeira pública no Município de São Paulo. 2014. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: Devido as constantes mudanças ocorridas nas organizações empresarias, buscam-se alternativas e estratégias organizacionais que possibilitam maior rentabilidade e controle dos processos internos e externos de uma empresa. Neste quadro, o investimento no setor de recursos humanos, em especial atenção ao treinamento de funcionários contribui para o crescimento da organização. Portanto, este trabalho tem o condão de abordar a importância do treinamento no processo de mudança organizacional em instituição financeira pública no munícipio de São Paulo. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica por meio de artigos, revistas e informações disponíveis no Site da Caixa Econômica Federal de maneira a contribuir para o aprofundamento da temática ora apresentada. Os resultados obtidos indicam que os funcionários entendem que o treinamento realizado para implantação do CRM (Customer Relationship Management), ferramenta utilizada para alavancar resultados teve seu grau de importância, não obstante os níveis de utilização do software não sejam satisfatórios do ponto de vista organizacional. Isso porque sendo a Caixa Econômica Federal reconhecida por seu caráter social há muita resistência por parte de seus funcionários em adotar práticas que tenham um cunho fortemente comercial.
Abstract: Due to constant changes in business organizations, we seek alternatives and organizational strategies that enable greater profitability and control of internal and external processes of a company. In this context, investment in the human resources sector, in particular attention to employees training contributes to the growth of the organization. Therefore, this work has the power to address the importance of training in organizational change process in a unit of public financial institution in the municipality of São Paulo. Therefore, if used as methodology the bibliographical research through articles, magazines and information on the Site, Federal Savings Bank in order to contribute to the deepening of the theme presented here. The results obtained indicate that the employee think that training given before CRM (Customer Relationship Management) implementation, software used for improving results was important although its levels of usage are not satisfactory for organization. This is because once Caixa Econômica Federal is recognised by its social character there is much resistance from the employees to adopt practices that have a strong mercantile feature.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22899
Aparece nas coleções:PB - Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_GP_lV_2014_20.pdf684,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.