Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22848
Título: Coleta seletiva na área rural – um estudo sobre o nível de satisfação dos moradores do município de Missal – PR
Título(s) alternativo(s): Selective collection in rural area – a study on the level of satisfaction of residents of the municipality of Missal – PR
Autor(es): Mognol, Rafael
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Eliminação de resíduos
Coleta seletiva de lixo
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Ships - Waste disposal
Refuse collection
Recycling (Waste, etc.)
Data do documento: 13-Mai-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MOGNOL, Rafael. Coleta seletiva na área rural – um estudo sobre o nível de satisfação dos moradores do município de Missal – PR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de satisfação, quanto à coleta seletiva, da população residente na área rural do Município de Missal – PR. O trabalho aborda uma contextualização teórica sobre os resíduos sólidos, seus impactos ambientais e econômicos, sua coleta e gestão e apresenta medidas de gestão desses resíduos de forma diferenciada na área rural. A base do estudo foi a pesquisa de campo onde o estudo analisou, por meio da aplicação de questionários, como ocorre a coleta desses resíduos. Constatou-se que o programa de coleta no interior abrange um número considerável de pessoas e que a grande maioria se preocupa com a gestão desses resíduos, mas o sistema necessita de ajustes organizacionais, principalmente na frequência de coleta e informação aos envolvidos quanto as características e destino final adequado de cada tipo de resíduo gerado nessa região.
Abstract: O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de satisfação, quanto à coleta seletiva, da população residente na área rural do Município de Missal – PR. O trabalho aborda uma contextualização teórica sobre os resíduos sólidos, seus impactos ambientais e econômicos, sua coleta e gestão e apresenta medidas de gestão desses resíduos de forma diferenciada na área rural. A base do estudo foi a pesquisa de campo onde o estudo analisou, por meio da aplicação de questionários, como ocorre a coleta desses resíduos. Constatou-se que o programa de coleta no interior abrange um número considerável de pessoas e que a grande maioria se preocupa com a gestão desses resíduos, mas o sistema necessita de ajustes organizacionais, principalmente na frequência de coleta e informação aos envolvidos quanto as características e destino final adequado de cada tipo de resíduo gerado nessa região.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22848
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
coletaseletivanivelsatisfacao.pdf936,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.