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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22771
Título: | A educação ambiental como instrumento de gestão ambiental empresarial |
Autor(es): | Brito, Marcelene Nascimento |
Orientador(es): | Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos |
Palavras-chave: | Desenvolvimento sustentável Conscientização Desenvolvimento econômico-Aspectos ambientais Sustainable development Awareness Economic development-Environmental aspects |
Data do documento: | 28-Mar-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | BRITO, Marcelene Nascimento. A educação ambiental como instrumento gestão ambiental empresarial. 2015. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática a Educação Ambiental Empresarial Brasileira (EAEB). O objetivo foi analisar, por meio de um levantamento bibliográfico, as concepções e práticas de Educação Ambiental (EA) desenvolvidas no contexto empresarial, como ferramenta de gestão ambiental, a fim de identificar as suas características e verificar o seu alinhamento aos conceitos de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis (EASS) presentes no Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA). A EAEB é potencialmente um importante instrumento para a gestão ambiental, porém, enfrenta o desafio de superar o reducionismo com a qual é abordada. Para tal superação, é fundamental que suas ações e práticas sejam planejadas e implementadas sobre bases conceituais sólidas e coerentes. Para realização de uma análise conceitual foi selecionado um estudo avaliativo de um programa de educação ambiental, de acesso público, para verificar a sua correspondência aos pressupostos do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global (TEASS) assumido pelo ProNEA. Como resultado da análise foi possível demonstrar que mesmo um programa considerado eficaz dentro de sua proposta carece de aperfeiçoamento conceitual, para que a EA realizada esteja em consonância com o determinado pelo ProNEA e contemple a dimensão da construção de Sociedades Sustentáveis. |
Abstract: | This paper is about Environmental Education in Brazilian Companies (EAEB). The purpose of this work was to analyze, through a literature review, the conceptions and practices of Environmental Education (EA) developed in a business context, as an environmental management tool in order to identify its characteristics and verify its alignment to the concepts of Environmental Education for Sustainable Societies (EASS) which is present in the National Program of Environmental Education (ProNEA). The EAEB is potentially an important tool for environmental management, however, it is facing the challenge of overcoming a reductionism with which it is addressed. In order to achieve this goal, it is essential that the actions and practices are planned and implemented on solid and coherent conceptual bases. With intent of conducting a conceptual analysis, an evaluative study of an environmental education program, with public access, was selected to check its correspondence to the assumptions of the Treatise on Environmental Education for Sustainable Societies and Global Responsibility (TEASS), assumed by ProNEA. By analyzing the results, it was possible to demonstrate that even if a program is considered effective within its proposal, it lacks conceptual improvement to assure that the EA conducted is in accordance to determinations made by ProNEA and that it contemplates the dimension of building Sustainable Societies. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22771 |
Aparece nas coleções: | MD - Gestão Ambiental em Municípios |
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