Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22755
Título: Plano de monitoramento para condomínios de agroenergia para aproveitamento do biogás a partir dos dejetos da suinocultura
Autor(es): Silva, Felipe Pinheiro
Orientador(es): Frare, Laércio Mantovani
Palavras-chave: Biogás
Biomassa
Energia - Fontes alternativas
Biogas
Biomass
Renewable energy sources
Data do documento: 4-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Felipe Pinheiro. Plano de monitoramento para condomínios de agroenergia para aproveitamento do biogás a partir dos dejetos da suinocultura. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O tratamento de dejetos através da biodigestão nas propriedades rurais é uma realidade cada vez mais presente no meio rural. O tratamento anaeróbio tem como produto o biogás que pode ser utilizado energeticamente. Os condomínios de agroenergia realizam a integração de vários produtores rurais em um único local para aproveitamento do biogás, visando a viabilidade técnica e econômica do empreendimento. Com o objetivo de monitorar o processo de produção de biogás, é necessário a elaboração de um plano de monitoramento das variáveis que possam interferir no processo de geração de biogás. O objetivo deste trabalho foi o de apresentar uma proposta de plano de monitoramento que possa ser implementada focando, principalmente, nos parâmetros da biomassa, biogás e do aproveitamento para a geração de energia elétrica. Com a descrição do processos produtivos podem ser determinados os pontos onde serão coletados os dados relevantes. A coleta de dados envolve o armazenamento em um banco de dados onde são centralizadas as informações do Condomínio. A proposta de um plano de monitoramento pode fornecer dados relevantes que permitam a confiabilidade da geração de energia elétrica a partir do biogás. O monitoramento também permitirá a gestão da operação e manutenção do Condomínio, orientando com dados confiáveis e seguros a equipe envolvida no aproveitamento do biogás como fonte energética.
Abstract: The treatment of swine wastewater by biodigestion on farms is increasingly present in rural reality. The anaerobic treatment has as a product the biogas, which can be used energetically. The condominium of agroenergy realizes the integration of several farmers in one location for use of biogas, aiming a technical and economic feasibility of the project. In order to monitor the process of biogas production, it is required a development of a monitoring plan of the variables that can affect the biogas generation process. The objective of this study was to present a proposal for a monitoring plan that can be implemented focusing mainly on the parameters of biomass, biogas and utilization for power generation. Describing the production processes can be determined points where the relevant data will be collected. Data collection involves storing in a database where the condominium information is centralized. The proposed monitoring plan can provide relevant data to enhance the reliability of electricity generation from biogas. The monitoring will also manage the operation and maintenance of the Condominium showing with reliable and secure data the team involved in the utilization of biogas as an energy source.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22755
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_2014_2_83.pdf903,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.