Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22655
Título: A importância da educação ambiental no combate a profileração de mosquito Aedes aegypti causador da dengue
Autor(es): Santos, Claudete dos
Orientador(es): Schmidt, Carla Adriana Pizarro
Palavras-chave: Saneamento
Saúde pública
Doenças transmissíveis
Sanitation
Public health
Communicable diseases
Data do documento: 27-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Claudete dos. A importância da educação ambiental no combate a profileração de mosquito Aedes aegypti causador da dengue. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Na saúde pública no Brasil a dengue representa uma grave doença infecciosa que, onde as condições climáticas, aliadas ao modo de organização urbana, favorecem a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Buscando realizar a vigilância do vetor no município (Umuarama-PR), os agentes de endemias do Programa de Prevenção à Dengue vêm, através de um plano de ação, propor ações de educação ambiental para a região que apresenta condições favoráveis à proliferação e expansão do vetor. As ações tiveram início com a participação em reuniões comunitárias semanais, procurando estabelecer um vínculo com a comunidade. A partir dessa interação oficinas e palestras foram propostas com o objetivo de possibilitar a vivência efetiva nas temáticas desenvolvidas, ampliando o nível de mobilização e de co-responsabilidade individual e coletiva com relação ao controle do mosquito. Considerando que todo trabalho educativo pressupõe ações contínuas e constantes para a preservação de suas metas e a sensibilização oportunizada pelo processo de educação ambiental, mostrou-se capaz de estimular a determinada população nas ações de controle e prevenção do vetor. Os resultados apresentados demonstram que as atividades educativas nas escolas, como estratégia de intervenção, tem produzido efeito positivo, visto a diminuição de casos de dengue.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22655
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_I_2014_25.pdf625,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.