Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22639
Título: As diversidades de ações de educação ambiental no âmbito escolar
Título(s) alternativo(s): The diversity of environmental education in schools
Autor(es): Hijazi, Ariadine Detoni
Orientador(es): Lied, Eduardo Borges
Palavras-chave: Conscientização
Recursos naturais
Qualidade de vida
Awareness
Natural resources
Quality of life
Data do documento: 21-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: HIJAZI, Ariadine Detoni. As diversidades de ações de educação ambiental no âmbito escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Os grandes problemas da humanidade tem sido muito debatido, e estes são gerados pela superpopulação e pelas indústrias ao redor do mundo, mas para diminuir os prejuízos e preservar os recursos naturais para as gerações futuras, é necessário que a população em geral mude os seus comportamentos. E para que essas mudanças aconteçam, a educação ambiental deve estar presente na formação dos cidadãos. A educação ambiental pode transformar os hábitos negativos da sociedade com o meio ambiente, e converter essa situação para a melhoria da qualidade de vida do ser humano. A conscientização ambiental está sendo incluída cada vez mais cedo, dentro das escolas, com ações promovidas pelos professores sobre a educação ambiental. Hoje em dia as escolas estão avançado na questão ambiental, e estimulando os professores a desenvolverem ações de conscientização junto aos alunos. Os principais objetivos deste trabalho foram verificar as ações que são abordadas, e como essas ações estão sendo desenvolvidas com os alunos da 3 e 4 série do Ensino Fundamental, da escola Papa João Paulo I e do colégio Cooperativa da cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. Os resultados obtidos, foram através da aplicação de um questionário, onde foi apontado pontos positivos e negativos na realização do trabalho dos professores, e também vai apresentar o que as escolas proporcionam em relação a educação ambiental em seu cotidiano escolar.
Abstract: The great problems of humanity has been hotly debated, and these are generated by overpopulation and industries around the world, but to reduce losses and conserve natural resources for future generations, it is necessary for the general public to change their behavior. And so these changes take place, environmental education must be present in the formation of citizens. Environmental education can transform negative habits of society to the environment, and turn this situation to improve the quality of life of human beings. Environmental awareness is being included at an earlier age, in schools, with actions promoted by teachers on environmental education. Nowadays schools are advanced in environmental issues, and encouraging teachers to develop awareness actions with the students. The main objectives of this study were to assess the actions that are addressed and how these actions are being developed with students from 3 and 4 grade of elementary school, school Papa João Paulo I and the college Cooperativa of Foz do Iguaçu, Paraná. The results were by applying a questionnaire, which was pointed out strengths and weaknesses in performing the work of teachers, and will also present what schools provide in relation to environmental education in their school routine.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22639
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_I_2014_17.pdf3,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.