Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22628
Título: Diagnóstico da educação ambiental nas escolas de ensino fundamental estadual no município de Jaraguá do Sul
Título(s) alternativo(s): Diagnosis of environmental education in elementary schools in Jaraguá do Sul municipality
Autor(es): Lima, Silvana Pires de
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Conscientização
Sustentabilidade
Qualidade de vida
Awareness
Sustainability
Quality of life
Data do documento: 17-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LIMA, Silvana Pires de. Diagnóstico da educação ambiental nas escolas de ensino fundamental estadual no município de Jaraguá do Sul. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como temática “Educação ambiental nas escolas”. Desse modo, buscou-se através da metodologia da pesquisa bibliográfica e questionário aplicado em 17 escolas estaduais do ensino fundamental, encontrar subsídios, para atender ao objetivo do estudo que foi investigar como as escolas estaduais de ensino fundamental do município de Jaraguá do Sul, trabalham as questões relacionadas à educação ambiental e meio ambiente. Como resultados, compreendeu-se a partir da pesquisa realizada com os autores pesquisados que a educação ambiental nas escolas é relevante para fundamentar uma proposta que contemple a conscientização quanto a questões ambientais, na busca de uma sociedade sustentável, bem como contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, numa perspectiva educativa e interdisciplinar, para a melhoria da qualidade de vida de todos. Quanto aos resultados obtidos através do questionário aplicado, de acordo com as escolas pesquisadas, a educação ambiental no ensino fundamental, é desenvolvida através de projetos que visam à conscientização, a qual é aplicada de forma interdisciplinar, contextualizada, crítica e responsável, valorizando práticas de economia, reciclagem e preservação, uma vez que as aulas sobre meio ambiente são imprescindíveis para a percepção ambiental da comunidade de modo geral.
Abstract: This work had the theme “Environmental education in schools.” Thus, we sought through the methodology of literature review and questionnaire applied in 17 state elementary schools, find grants to meet the goal of the study was to investigate how primary education state schools in the municipality of Jaragua do Sul, work issues related to environmental education and the environment. As a result, realized up from the survey of the authors surveyed that environmental education in schools is relevant to support a proposal that addresses the awareness of environmental issues in the pursuit of a sustainable society, as well as contributing to the formation of concerned citizens, an educational and interdisciplinary approach to improving the quality of life for all. As for the results obtained from the questionnaire, according to the surveyed schools, environmental education in elementary school, is developed through projects aimed at awareness, which is applied in an interdisciplinary way, contextual, critical and responsible, valuing practices economy, recycling and preservation, since the classes on the environment are essential for the environmental perception of the general community.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22628
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_I_2014_114.pdf680,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.