Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22560
Título: Proposta de programa de educação ambiental para o Parque Nacional de Ilha Grande: integrando proteção ambiental e participação social
Autor(es): Santos, Daniele Reche Vidoto dos
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Educação ambiental
Conservação da natureza
Recursos naturais
Environmental education
Nature conservation
Natural resources
Data do documento: 13-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Daniele Reche Vidoto. Proposta de programa de educação ambiental para o Parque Nacional de Ilha Grande: integrando proteção ambiental e participação social. 2014. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O projeto em questão visa atuar nas unidades de conservação não somente na preservação dos recursos naturais, mas também como local de pesquisa, de aprendizagem e de sensibilização da comunidade para a problemática ambiental. Para o total sucesso é de fundamental importância adequar os programas as diferentes idades dos participantes. É com esta intenção que serão realizadas jornadas de educação ambiental no Parque Nacional de Ilha Grande, uma unidade de conservação localizada na região noroeste do estado do Paraná, que abriga um ecossistema particular. Este projeto tem como objetivo a percepção ambiental, a conscientização sobre a importância da preservação da unidade, dos participantes a realizar a transmissão do conhecimento ecológico. As atividades abrangem palestras, visitações a trilhas, coleta de recicláveis, confecção de brinquedos a partir de materiais recicláveis e avaliação através de questionários. As jornadas serão realizadas com três diferentes grupos, que terão conhecimento prévio para favorecer o aproveitamento e a aprendizagem, sendo independentemente da idade e nível de escolaridade. Os resultados podem evidenciar a importância do monitoramento especializado para melhor rendimento das atividades, e a valiosa ferramenta que as unidades de conservação representam em um projeto de educação ambiental.
Abstract: The project in question is intended to act in protected areas not only in the preservation of natural resources, but also as places of research, learning and community awareness for environmental issues. For total success is crucial to adapt the programs the different ages of the participants. It is with this intention that we will hold workshops on environmental education in the Ilha Grande National Park, a protected area located in the northwestern region of Paraná state, home to a particular ecosystem. This project aims to environmental perception, awareness of the importance of preserving the unity, the participants to perform the transmission of ecological knowledge. Activities include lectures, visitations to trails, collecting recyclable, making toys from recyclable materials and evaluation through questionnaires. The workshops will be conducted with three different groups who have prior knowledge to facilitate the use and learning, and regardless of age and level of education. The results may highlight the importance of the specialized monitoring to improve efficiency activities, and valuable tool that protected areas represent a project on environmental education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22560
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_VI_2014_23.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.