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Título: A importância da educação ambiental na visão dos professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II, que lecionam numa instituição de ensino na cidade de Vera Cruz – BA
Título(s) alternativo(s): The importance of environmental education in the vision of teachers from 6th to 9th grade of elementary school II, who teach in a teaching institution in the city of Vera Cruz – Ba
Autor(es): Conceição, Jaqueline Lima
Orientador(es): Lima, Denise Pastore de
Palavras-chave: Meio ambiente e crianças
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Conservação da natureza
Environment and children
Interdisciplinary approach in education
Nature conservation
Data do documento: 11-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CONCEIÇÃO, Jaqueline Lima. A importância da educação ambiental na visão dos professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II, que lecionam numa instituição de ensino na cidade de Vera Cruz – BA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: A educação ambiental é um tema de fundamental importância para todos os segmentos da sociedade. Portanto, se faz necessário a inclusão da educação ambiental no contexto escolar, cujo intuito é promover a conscientização das pessoas sobre a preservação dos recursos naturais. De acordo com os Parâmetros Curriculares nacionais (PCN) o tema meio ambiente é um tema transversal e deve ser abordado por todas as disciplinas do currículo escolar de forma interdisciplinar. O objetivo deste trabalho foi investigar como os docentes abordam os temas relacionados ao meio ambiente em sua prática pedagógica. Com tudo, o referido estudo visou verificar se o Projeto Político Pedagógico do colégio apresenta ações voltadas para a educação ambiental. Levantar os motivos que dificultam uma prática interdisciplinar e contextualizada, no que tange ao tema meio ambiente. Foi aplicado um questionário com os professores das diversas as que compõem o currículo escolar contendo dez questões. As respostas aos questionários foram analisadas de forma quantitativa e qualitativa. Os docentes em sua grande maioria apresentam ter conhecimento do que venha a ser educação ambiental, porém existem alguns entraves que dificultam o desenvolvimento da temática. A minoria dos docentes conhece o Projeto Político Pedagógico e informa que o mesmo apresenta ações voltadas a prática pedagógica com ênfase na educação ambiental. A maioria conceituou educação ambiental corretamente e os demais não compreendem o tema. A maioria entende o significado de interdisciplinaridade e percebe a relação da sua disciplina com a educação ambiental. A maioria realiza projetos de educação ambiental. A menor parte afirma que educação ambiental deve ser desenvolvida de forma transversal, interdisciplinar e não como disciplina específica.
Abstract: Environmental education is a matter of fundamental importance for all segments of society. Therefore, it is necessary to include environmental education in the school context, whose aim is to promote people's awareness of the preservation of natural resources. According to the National Curriculum parameters (PCN) The theme of the environment is a transversal theme and should be addressed by all the disciplines of the school curriculum in an interdisciplinary way. The aim of this work was to investigate how the teachers address the themes related to the environment in their pedagogical practice. With all this, this study aimed to verify that the educational political project of the college presents actions aimed at environmental education. To raise the reasons that hinder an interdisciplinary and contextualized practice, in relation to the theme of the environment. A questionnaire was applied with the teachers of the various ones that comprise the school curriculum containing ten questions. The answers to the questionnaires were analyzed in a quantitative and qualitative way. The majority of teachers present knowledge of what is to be environmental education, but there are some barriers that hinder the development of the thematic. The minority of teachers knows the pedagogical political project and informs that it presents actions focused on pedagogical practice with an emphasis on environmental education. Most conceptualized environmental education properly and the others do not understand the theme. Most understand the meaning of interdisciplinarity and perceive the relationship of their discipline with environmental education. Most of them carry out environmental education projects. The smallest part states that environmental education should be developed in a transversal, interdisciplinary way and not as a discipline.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22538
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