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Título: Educação ambiental formal e não-formal: um olhar a teoria e a prática
Título(s) alternativo(s): Formal and non-formal environmental education: aspects of theory and practice
Autor(es): Arruda, Jessica Thaís
Orientador(es): Giona, Renata Mello
Palavras-chave: Cidadania
Sustentabilidade
Degradação ambiental
Citizenship
Sustainability
Environmental degradation
Data do documento: 16-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ARRUDA, Jessica Thaís. Educação ambiental formal e não-formal: um olhar sobre a teoria e a prática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: O presente trabalho, através de uma abordagem qualitativa, teve como foco principal demonstrar a importância do desenvolvimento paralelo da educação ambiental no ensino formal e não-formal, visando o desenvolvimento de cidadãos críticos e atuantes perante a atual situação ambiental local e planetária. Além disso, buscouse também promover a reflexão acerca de alguns assuntos relacionados à temática ambiental, enfatizando alguns aspectos relacionados ao assunto em questão. Para tanto, buscou-se como suporte teórico para esta reflexão os estudos e contribuições realizadas por alguns pesquisadores na área da educação ambiental, tais como Paulo Freire, Moacir Gadotti, Pedro Jacobi, entre outros. Mediante esta análise, percebemos que o fator chave para promover as mudanças necessárias no nosso ambiente é o estímulo do exercício da cidadania, e que consequentemente a educação ambiental está intrinsecamente ligada a este estímulo, exercendo o papel fundamental de propiciar reflexões críticas perante as questões da sociedade e o atual quadro de degradação ambiental. Entretanto, percebemos que a educação para a cidadania não é uma tarefa tão simples nos dias atuais, sendo então fundamentais algumas mudanças no atual sistema de ensino, e principalmente, é necessário que os cidadãos tomem consciência da realidade e passem a sentir-se como parte integrante do ambiente e atuem como protagonistas do processo de transformação do ambiente.
Abstract: The focus of the present study, using a qualitative approach, was to show the importance of the parallel development of environmental education in formal and non-formal teaching, considering the development of critical and active citizens in light of the current local and World environmental situation. Additionally, it is of interest to promote reflection on a few topics related to the environmental theme, emphasizing some aspects related to the topic in question. Thus, theoretical support for this reflection was used from studies and contributions made by researchers in the field of environmental education, such as Paulo Freire, Moacir Gadotti, Pedro Jacobi, among others. From this analysis, it was found that the key factor for promoting the necessary changes in our environment is the stimulation of the exercise of citizenship, and that consequently environmental education is intrinsically tied to this stimulus, exercising the fundamental role of providing critical reflections in terms of societal questions and the current state of environmental degradation. However, it was observed that education for citizenship is not such a simple task these days. Therefore making certain changes in the current educational system is fundamental, and mainly, it is necessary that citizens become aware of their own reality and that they start to feel as if they are an integral part of the environment and that they act as protagonists of the environmental transformation process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22518
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