Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22330
Título: Análise da qualidade de atendimento do comércio na cidade de Pato Branco - Paraná
Autor(es): Kist, Joyce Menezes Teruel
Orientador(es): Hoss, Osni
Palavras-chave: Cultura organizacional
Satisfação do consumidor
Marketing de relacionamento
Corporate culture
Consumer satisfaction
Relationship marketing
Data do documento: 11-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: KIST, Joyce Menezes Teruel. Análise da qualidade de atendimento do comércio na cidade de Pato Branco- Paraná. 2012. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.
Resumo: O objetivo geral deste artigo é analisar a qualidade no atendimento dos empresários do comércio local da cidade de Pato Branco – PR. Para isso, o estudo inicialmente destaca conceitos da administração de marketing; analisa a importância do mix de marketing; a qualidade no atendimento e serviços. Destaca a gestão da qualidade; identifica a importância da cultura organizacional destacando ao final a cultura da empresa familiar. A pesquisa de campo foi realizada junto a 25 empresários do Comércio contendo questões fechadas que buscaram identificar a percepção dos empresários em relação a satisfação e qualidade no atendimento do comércio de Pato Branco – PR. A pesquisa concluiu que a interferência dos interesses da família e dos negócios dificulta o processo gerencial na empresa familiar. Considerando-se, por exemplo, uma sessão de revisão de desempenho entre um pai, chefe e um filho subordinado. Mesmo com empregados que não são da família, as discussões de revisão de desempenho podem ser campos minados potenciais. As relações familiares aumentam consideravelmente a complexidade do processo de revisão. Também foi possível concluir a força sindical que se tem no município com relação ao comercio, bem como a falta de treinamento em equipes de vendas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22330
Aparece nas coleções:PB - Gestão Contábil e Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_EGCF_VIII_2012_12.pdf284,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.