Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22323
Título: Gestão do conhecimento: estudo dos procedimentos da gestão do conhecimento em uma universidade pública
Autor(es): Oliveira, Ana Paula de
Orientador(es): Casagrande, Luiz Fernande
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Capital intelectual
Inteligência competitiva (Administração)
Knowledge management
Intellectual capital
Business intelligence
Data do documento: 7-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: OLIVEIRA, Ana Paula de. Gestão do conhecimento: estudo dos procedimentos da gestão do conhecimento em uma universidade pública. 2013. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: A valoração da gestão do conhecimento como diferencial competitivo para as organizações contribuiu para estudos mais avançados e desenvolvimentos de técnicas para a criação, gerenciamento, transferência e armazenamento do conhecimento. Neste contexto as universidades se destacam, pois sua atividade esta ligada diretamente com o conhecimento. Outrora, para validação como diferencial competitivo o conhecimento deve ser organizado e estruturado em procedimentos. Com isso, o objetivo geral desse artigo é estudar e analisar os procedimentos da gestão de conhecimento na área administrativa e gerencial de uma universidade pública com vistas a levantar, distinguir e sugerir melhorias, criando vantagem competitiva sustentável. A pesquisa é um estudo de caso e foi estrutura qualitativamente, aplicando-se questionário aos técnicos administrativos. O resultado obtido na pesquisa destacou que as práticas de gestão do conhecimento são pouco difundidas. As principais ações são desenvolvidas informalmente, todavia abordando principalmente as atividades burocráticas e operacionais. O fato de destaque é o investimento e incentivo por parte da universidade para a capacitação e aperfeiçoamento profissional e individual, contudo sem muito controle e disseminação desse conhecimento. A gestão do conhecimento esta marcando território de forma gradual e lenta, mas está se fixando nas organizações como o principal ativo para a criação de inovações, respostas rápidas e desenvolvimento de diferencial competitivo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22323
Aparece nas coleções:PB - Gestão Contábil e Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_EGCF_VIII_2013_03.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.