Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22279
Título: Estudo de caso sobre a gestão da inadimplência em uma empresa do ramo de materiais de construção
Autor(es): Brida, Luciane de
Orientador(es): Casagrande, Luiz Fernande
Palavras-chave: Materiais de construção
Análise de crédito
Inadimplência (Finanças)
Building materials
Credit analysis
Default (Finance)
Data do documento: 4-Abr-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BRIDA, Luciane de. Estudo de caso sobre a gestão da inadimplência em uma empresa do ramo de materiais de construção. 2016. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar os principais motivos de inadimplência e quais ações ou ferramentas podem ser implementadas para reduzir a inadimplência em uma empresa do ramo de materiais de construção em tempos de retração da economia. No decorrer da pesquisa foram identificado quais o principais motivos da inadimplência dos clientes, também foram identificado o percentual de variação da inadimplência na empresa no período de 12 meses. A metodologia utilizada na pesquisa envolveu, pesquisa documental de balanços e relatórios utilizado no dia a dia na empresa, também foi realizada uma entrevista com clientes inadimplentes e clientes com atraso em até 30 dias. Os resultados mostraram que a empresa, teve um crescimento no número da inadimplência e necessita melhorar a análise de crédito na hora de efetuar suas venda no prazo.
Abstract: This study aims to identify the main reasons for default and what actions or tools can be implemented to reduce non-payments in a building materials company, in times of economic downturn. During the research was identified that the main reasons of customer default, and It was also identified the percentage it has increased in the company within 12 months. The methodology used in the research involves desk research of balance sheets and reports used in daily life in the company, was also conducted an interview to customers with 30 days overdue. The results showed that the company had a growth in the number of delinquency and needs to improve credit analysis at the time of making its sale.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22279
Aparece nas coleções:PB - Gestão Contábil e Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_EGCF_IX_2015_03.pdf493,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.