Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22215
Título: Viabilidade econômica da verticalização da fabricação de papel decorativo em uma empresa fabricante de componentes de móveis
Autor(es): Gnoatto, Laerte Carlos
Orientador(es): Lima, José Donizetti de
Palavras-chave: Processos de fabricação
Controle de processo
Estudos de viabilidade
Manufacturing processes
Process control
Feasibility studies
Data do documento: 31-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: GNOATTO, Laerte Carlos. Viabilidade econômica da verticalização da fabricação de papel decorativo em uma empresa fabricante de componentes de móveis. 2014. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: A verticalização consiste em uma estratégia que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder. Este trabalho teve por objetivo analisar a viabilidade econômica da verticalização do processo de fabricação do papel decorativo. Essa matéria prima é utilizada na linha de produção para recobrimento de portas e molduras em uma indústria de componentes de móveis. Para buscar os resultados foi avaliada a proposta de aquisição de uma impressora Digital Inkjet, e na avaliação foram utilizados os conceitos propostos por Souza e Clemente (2008) nos quais são utilizados multi-indicadores de retorno e de risco para tomada de decisão. Também foi utilizada a SAVEPI, proposta por Lima et. al. (2014), a qual além de considerar os indicadores de retorno e risco, promovem uma análise de sensibilidade nos principais fatores intervenientes no desempenho econômico do projeto de investimento em estudo. Os resultados encontrados foram satisfatórios tanto do ponto de vista de solução como da ótica econômica na qual os indicadores se mostraram atrativos para continuidade do projeto de investimento.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22215
Aparece nas coleções:PB - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_ESEP_I_2014_10.pdf551,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.