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Título: Controle de qualidade: diagnóstico em uma empresa da construção civil segundo requisitos do PBQP-H
Autor(es): Ferneda, Mônica Cristina
Orientador(es): Oliveira, Gilson Adamczuk
Palavras-chave: Controle de qualidade
Construção civil
Engenharia civil
Quality control
Building
Civil engineering
Data do documento: 24-Mar-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: FERNEDA, Mônica Cristina. Controle de qualidade: diagnóstico em uma empresa da construção civil segundo requisitos do PBQP-H. 2017. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: O aumento da competitividade na construção civil vem estimulando o desenvolvimento da qualidade nas empresas construtoras. Diante isso, torna-se necessário o aprimoramento do modelo do processo tradicional, surgindo assim a revisão das estruturas gerenciais pela organização da produção nas empresas. Isso passa a caracterizar o controle da qualidade. Contudo, a consolidação da qualidade torna-se um grande desafio para a realidade do setor construtivo, pois esse possui características que impõem dificuldades a essa transposição. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva identificar a importância dada ao controle de qualidade durante os processos produtivos de uma construtora através de um diagnóstico do seu sistema de gestão, demonstrando a partir da avaliação dos requisitos do nível D do PBQP-H a possibilidade da empresa aderir ao programa. Para tal, foi realizado um estudo de caso por meio de entrevistas estruturadas aplicadas à direção e funcionários da empresa, observações diretas nas obras e análise documental de registros a fim de formular diretrizes de avaliação possíveis de comparação com os requisitos gerais do PBQP-H. Verificou-se que a empresa não segue nenhum programa de controle de qualidade, mas cumpre com uma série de requisitos do nível analisado, apresenta registros de controle eficazes apenas no setor financeiro e de compras. Há a aplicação de ficha de equipamentos, de verificação de materiais, de verificação de serviços, instruções de serviços, projetos impressos e diários de obras, contudo o preenchimento destes não é feito de forma contínua. Quanto a treinamentos, são realizados todos os necessários ao cumprimento de normas de segurança. A diretoria técnica da empresa afirmou que é inviável impor qualquer mudança na gestão de qualidade com a atual situação da empresa e destacou a burocracia dos programas e a resistência dos colaboradores como principais dificuldades de implantação da ideia, confirmando a baixa adesão de empresas da construção civil ao PBQP-H.
Abstract: Increased competitiveness in civil construction has been stimulating the development of quality in construction companies. In view of this, it’s necessary to improve the traditional process model, resulting in the revision of management structures and the adaptation of quality concepts by the management and organization of production in companies. This characterizes quality control. However, the consolidation of quality becomes a major challenge for the reality of the construction sector, since it has characteristics that impose difficulties to this transposition. As a result, many companies fail to seek the implementation of a quality method. In this context, the present work aims to identify the importance given to the quality control during the productive processes of a construction company through a diagnosis of its management system, demonstrating from the evaluation of the requirements of the level D of PBQP-H the possibility of the company joining the program. For this, a case study was conducted through structured interviews applied to management and company employees, direct observations in the works and documentary analysis of records in order to formulate possible evaluation guidelines of comparison with the general requirements of PBQP-H. It was verified that the company doesn’t follow any quality control program, but meets a number of requirements of the analyzed level, it presents effective control records only in the financial and procurement sector. There is the application of equipment, material verification, verification of services, service instructions, printed projects and construction journals, however the filling of these isn’t done continuously. As for training, all necessary to comply with safety standards are performed. The technical director of the company stated that it’s impracticable to impose any change in quality management with the current situation of the company and highlighted the bureaucracy of the programs and the resistance of employees as main difficulties in implementing the idea, confirming the low adhesion of construction companies to PBQP-H.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22204
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